Exército vai ceder antigo carro militar ao município
Cidade recebe Chaimite, um dos símbolos do 25 de Abril
08-11-2018 | por Joana Gomes Costa
O Exército Português vai ceder ao município de S. João da Madeira uma Chaimite. Este antigo carro de combate militar é um dos símbolos do 25 de Abril e permanecerá na cidade como uma homenagem ao papel do Exército na conquista da liberdade no nosso país.

Exemplo de Chaimite em exposição numa rotunda no Entroncamento
Estatísticas

328 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

A cedência a título permanente da Chaimite vai ser protocolada entre a Câmara Municipal de S. João da Madeira e o Exército Português, que irá ainda preparar a antiga viatura militar para ser exposta.
Ao que ‘O Regional’ apurou, o município está ainda a estudar qual o local mais adequado para localizar o antigo carro de combate, por forma a dignificar o monumento e o espaço envolvente. Não é ainda possível avançar com a data para a instalação da viatura em S. João da Madeira.
Esta peça histórica ficará como memória e símbolo da Revolução de 25 de Abril, numa homenagem ao papel que o Exército teve na conquista da liberdade em Portugal.
A Chaimite foi o primeiro veículo blindado produzido em série em Portugal, tendo surgido como resposta à necessidade de uma viatura blindada de transporte de pessoal, de rodas, moderna, que se fazia sentir nos teatros de operações em África. A 25 de Abril de 1974, as Chaimites passaram a ser um dos símbolos da Revolução, sendo uma das imagens mais divulgadas desse dia.

Comentar

Anónimo