Protótipo «Homezero»
A casa do futuro está na Sanjotec
18-10-2018 | por JGC
Estatísticas

243 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

No âmbito do aniversário da Sanjotec, foi também inaugurada a casa protótipo «Homezero». Desenvolvido pela Dreamdomus, este projecto desenvolve um novo conceito de construção de habitações, com balanços energéticos quase nulos, com sistema de domótica integrado, que assegura de uma forma inteligente os processos de captação, armazenamento e gestão de energia.
Este projecto-piloto, que resulta de uma colaboração da Dreamdomus com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, juntamente com a empresa MagnumCAP e o Arquiteto Alberto Montoya, a «Homezero» apresenta um novo sistema construtivo apostado em garantir autossustentabilidade energética, recorrendo a painéis solares e baterias de automóvel recicladas, sendo que o protótipo estará em S. João da Madeira durante cerca de dois meses, onde será “avaliada em contexto real”.
Sérgio Almeida, coordenador da experiência, destaca o recurso a baterias de automóvel recicladas como um aspecto particularmente relevante por permitir prolongar o ciclo de vida das baterias de carros eléctricos, “já que o setor automóvel vai tentar impor a sua substituição a cada dois anos e, apesar de esses dispositivos não poderem ser reutilizadas noutros veículos, ainda poderão ser muito úteis para o sector da construção pela sua capacidade de armazenarem energia”.
 A moradia-protótipo «HomeZero» tem cerca de 40 metros quadrados, distribuídos por um quarto, um sala-kitchnette, uma casa-de-banho e uma zona própria para carregamento de veículos eléctricos. Em S. João da Madeira a casa-piloto será testada sem inquilinos, com os respectivos electrodomésticos e outros equipamentos a serem activados remotamente para replicarem níveis de utilização normais.

Comentar

Anónimo