De regresso às aulas com tranquilidade e muitas novidades
20-09-2018 | por Jorge Vultos Sequeira*
Estatísticas

369 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

Esta é uma das mais importantes semanas do ano para as famílias, pois marca o regresso às aulas, um momento de grandes expectativas e anseios para pais, alunos, professores, auxiliares... E também para o Presidente da Câmara, a Vereadora da Educação, todo o executivo e trabalhadores da Autarquia, ou não fossem as escolas uma grande prioridade do Município.
É, por isso, um motivo de grande felicidade para todos, constatarmos que é num clima de serenidade que as escolas e jardins-de-infância de S. João da Madeira voltam a abrir as suas portas para receber as nossas crianças, acolhidas por professores e educadores, cuja qualidade e dedicação são, a todos os títulos, assinaláveis, o que é de inteira justiça sublinhar.
Destaco, também, o apoio inestimável de uma equipa de assistentes operacionais diligentes e empenhados, este ano reforçada com novos elementos, de forma a proporcionar melhores condições de funcionamento nos estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo e pré-escolar, os quais estão sob a responsabilidade direta da Câmara Municipal. 
O início tranquilo e sereno do ano letivo que se vive nas nossas escolas não é, no entanto, desprovido de desafios e iniciativas inovadoras. Bem pelo contrário. Há muitas novidades que traduzem a prioridade que damos à Educação e a excelente cooperação que mantemos com os agrupamentos escolares sanjoanenses.
Essa articulação revelou-se fundamental, por exemplo, no reforço da educação física no 1.º ciclo, nomeadamente através da contratação de professores dessa área para coadjuvarem os docentes titulares durante a hora curricular semanal dedicada a essa atividade. Entendemos que, dessa forma, estamos a dar passos decisivos para combater o sedentarismo nas crianças, um problema premente da sociedade atual.
Com vista a garantir a igualdade de oportunidades, a Câmara tomou outra decisão inovadora que foi a de suportar os custos com os cadernos de atividades abrangendo, também, para os alunos do 2.º ciclo beneficiários do programa de ação social escolar.
Este ano escolar em S. João da Madeira inicia-se igualmente com mudanças no que diz respeito às refeições no 1.º ciclo e jardins-de-infância, que passaram a ser asseguradas por uma nova empresa, face aos problemas anteriormente detetados. A nossa ação foi célere e oportuna, atuando com a prudência e a atenção que a delicadeza dos interesses aqui em causa justifica, permitindo uma transição tranquila e em tempo útil também nesta matéria.
O mesmo aconteceu com a solução encontrada para o controlo das entradas e saídas nas escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância, face à impossibilidade legal de manter os “porteiros”, tendo a Câmara Municipal contratado mais cinco assistentes operacionais, a tempo inteiro, para apoiar nessa importante função, mesmo não sendo essa uma responsabilidade da autarquia.
Noutra decisão com impacto muito positivo no ano letivo que agora se inicia, decidimos que os alunos das escolas de S. João da Madeira passam a poder descolar-se gratuitamente nos autocarros do TUS.
Essa é uma medida transversal a todos os níveis de ensino existentes na cidade, tal como outras que já começaram a ser desenvolvidas no ano letivo anterior e que terão agora aprofundamento. É o caso da Assembleia Municipal Jovem, que constituiu um grande sucesso, culminando com a visita dos deputados jovens à Assembleia da República, à Presidência do Conselho de Ministros, ao Museu do Aljube e ao Forte de Peniche.
Lançamos também o FORA, um programa de Erasmus Municipal, no âmbito do qual alunos das nossas escolas secundárias, selecionados pelos próprios estabelecimentos de ensino, vão poder conhecer, ainda este ano, instituições europeias, numa visita a Bruxelas.
 Neste prestar contas do trabalho desenvolvido na área da educação, tendo em vista o novo ano letivo, o primeiro que tem o seu início no atual mandato autárquico, permitam-me ainda que assinale o arranque das obras de substituição de coberturas em fibrocimento que existem em alguns edifícios escolares da cidade.
Concluo, endereçando uma saudação muito especial aos professores, educadores, alunos, auxiliares, encarregados de educação e a toda a comunidade educativa de S. João da Madeira.
Faço votos de um bom ano letivo para todos, na certeza de que serão dados passos determinantes para melhorar ainda mais o setor da educação, abrindo um ciclo de afirmação e crescente qualificação das nossas escolas.
 
* Presidente da Câmara de S. João da Madeira

Comentários
Anónimo | 21-09-2018 12:46 Bem haja!
É sem dúvida desafiador o futuro e os meus sinceros parabéns pelas medidas que tomou e as que estão previstas, são um bom exemplo do que pode e deve ser feito por um Presidente de Câmara.

Os jovens serão o futuro e o apoio ás famílias é preponderante,, se queremos ter uma melhor qualidade de vida.

É para isto que serve a política. Como cidadão deste pais aqui fica o agradecimento.

Comentar

Anónimo