Projeto de dinamização
Realizaram-se as primeiras visitas guiadas no Parque do Rio Ul
02-08-2018
Estatísticas

636 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

No último fim-de-semana, realizaram-se as primeiras visitas guiadas ao Parque Urbano do Rio Ul, no âmbito do projeto de Conservação e Dinamização deste espaço verde, que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, com cofinanciamento no âmbito do programa Norte 2020.
No sábado, o tema foi a paisagem e história dessa zona do vale do Rio Ul, com a guia Marta Seabra, que conduziu os participantes por diferentes zonas do parque, num percurso que teve início junto da antiga estação elevatória das águas, onde hoje funciona a Casa da Natureza, edifício de apoio à realização de atividades ambientais.
Ao longo da visita, foram abordadas várias questões e reveladas informações interessantes sobre, por exemplo, da ligação desta zona à indústria da Chapelaria, da utilidade das charcas e qual o papel dos silvados para a biodiversidade do parque.
Globalmente, nos perto de 20 hectares do Parque do Rio Ul, projetado pelo conceituado arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal, há mais de 2000 árvores, de 46 espécies, e quase 60 espécies de peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves.
Estas últimas estiveram no centro das atenções na visita da manhã de domingo, 29 de julho, que contou com a guia Sofia Fonseca, que orientou o olhar – e os binóculos – dos participantes na descoberta, observação e identificação de muitos seres voadores que povoam este grande parque de S. João da Madeira. 
Os interessados em saber mais sobre o Parque do Rio Ul e sobre as atividades gratuitas que aí vão sendo realizadas podem consultar o site da Câmara Municipal de S. João da Madeira, através do link www.cm-sjm.pt/pt/ambienteparque-do-rio-ul ou o facebook www.facebook.pt/parquedorioul.

Comentar

Anónimo