Investimento superior a 1,2 milhões de euros
Câmara aprovou projecto para a requalificação do Mercado Municipal
02-08-2018 | por Joana Gomes Costa
A Câmara de S. João da Madeira aprovou o projecto para a renovação e valorização do Mercado Municipal, tendo sido deliberada, na passada semana, a abertura do concurso público para a empreitada.
Estatísticas

328 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

O Mercado Municipal de S. João da Madeira vai ser renovado e valorizado, de acordo com um projecto elaborado por uma equipa de arquitetos e engenheiros, sob orientação do executivo camarário. O documento foi aprovado em reunião extraordinária da Câmara, realizada na passada sexta-feira, 27 de Julho, na qual foi deliberado abrir concurso público para a concretização da empreitada, com um preço-base de 1 milhão, 231 mil e 870 euros (a que acresce IVA), como consta do anúncio de procedimento n.º 6204/2018, publicado no Diário da República de 31 de Julho.
Este é um “passo decisivo para que o nosso Mercado Municipal dê um grande salto em frente”, como afirma o presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, que preconiza a valorização deste equipamento comercial como “pólo de atração à cidade”.
Em comunicado enviado à redacção, o autarca revela que o projecto agora aprovado propõe soluções para “questões referentes à compatibilização das diversas actividades desenvolvidas no Mercado”, nomeadamente a comercialização de animais vivos, “criando condições para que a frequência deste equipamento se faça em condições de conforto e higiene para clientes e trabalhadores e respeito pela dignidade dos animais e comércio”.

Referência de centralidade

Recorde-se que, na sequência de reuniões com os comerciantes, tinha já sido elaborado e aprovado, em reunião de Câmara, em Dezembro de 2017, o anteprojecto para o Mercado Municipal, de forma a permitir, desde logo, o avanço da candidatura a fundos comunitários, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), com uma comparticipação de 85 por cento.
Localizado na Av. Dr Renato Araújo, uma das principais artérias da cidade, o edifício do Mercado Municipal de S. João da Madeira distribui-se por três pisos, apresentando uma área de cerca de 6100 metros quadrados.
Com a concretização do projeto agora aprovado, «pretende-se intervir estruturalmente no Mercado Municipal e no recinto que o constitui, requalificando-o, modernizando-o e recentrando-o enquanto importante unidade comercial e ponto de referência de centralidade comercial, histórica, social, económica do concelho», como se lê na memória descritiva do projecto.
A intervenção a realizar «visa a requalificação do Mercado e a aquisição de todos os equipamentos e mobiliário necessários, bem como a promoção da revitalização, dinamização e requalificação da atividade dos atuais operadores e retalhistas de produtos alimentares, complementando-a com a captação de novos operadores com outros tipos de comércio, produtos e serviços».

Comentar

Anónimo