Peça integra espólio da Colecção Norlinda e José Lima
S. João da Madeira acolhe secção do Muro de Berlim
12-07-2018 | por JGC
Estatísticas

601 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

O sanjoanense coleccionador de Arte Contemporânea, José Lima adquiriu recentemente uma secção do Muro de Berlim. A peça chegou esta semana a S. João da Madeira, estando provisoriamente instalada junto ao Núcleo de Arte da Oliva, onde está depositada a Colecção Norlinda e José Lima.
Ao que ‘O Regional’ apurou, não estará ainda fechada a localização final para expor esta secção do Muro de Berlim, cedida ao município pelo coleccionador, mas deverá ficar num local da cidade acessível ao público, devidamente protegido.
Nas palavras do presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, esta é “uma peça que traz para S. João da Madeira uma dimensão muito importante da história ocidental”. “A união da Alemanha e a conquista da Liberdade são aspetos fundamentais da construção europeia, e é muito relevante que a nossa cidade tenha um marco raro nesse processo”, concluiu o edil.
Hoje em dia, é possível encontrar secções do Muro de Berlim em diversas partes do mundo, em países como Austrália, Argentina, Estados Unidos, Rússia, Israel, França, entre outros, havendo também secções no Parlamento Europeu, em Bruxelas, ou as Nações Unidas, em Nova Iorque. Em Portugal, além de S. João da Madeira, é possível ver uma parte deste testemunho da história no Santuário de Fátima.
 



 

Comentar

Anónimo