Câmara promoveu cerimónia simbólica
Plantadores de árvores do Parque do Rio Ul homenageados
12-07-2018
A Câmara Municipal de S. João da Madeira convidou todos os que, entre 2006 e 2010, participaram nas acções de plantação de árvores no Parque do Rio Ul a participar numa cerimónia de homenagem, que decorreu, no passado sábado, naquele espaço verde da cidade. O processo de plantação das primeiras árvores arrancou alguns anos antes da inauguração do Parque – que este ano completa uma década –, tendo-se registado um grande envolvimento dos alunos das escolas da cidade, que são hoje jovens adultos e têm acompanhado a evolução deste espaço. Com esta iniciativa, o município pretendeu “homenagear todos os que contribuí­ram para dar vida ao Parque”.
Estatísticas

826 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar
Mais fotos

Há cerca de 12 anos, em 2006, iniciava-se a primeira de um conjunto de acções de plantação de árvores que haveriam de resultar naquele que é hoje um dos espaços mais estimados do concelho de S. João da Madeira: o Parque do Rio Ul, então ainda em construção, na sequência de um projeto do arquitecto sanjoanense Sidónio Pardal.
Foi com uma “cerimónia muito simbólica” que a Câmara Municipal de S. João da Madeira homenageou, no passado dia 7 de Julho, todos aqueles que voluntariamente participaram nessas acções de plantação, que decorreram entre 2006 e 2010, processo que contou com um grande envolvimento dos alunos das escolas da cidade. Muitas dessas crianças são hoje jovens adultos, cujo crescimento acompanhou o desenvolvimento do próprio parque, que foi inaugurado em Maio de 2008.
Nesta sessão, que decorreu neste espaço verde, o presidente da Câmara, Jorge Sequeira e os vereadores entregaram aos plantadores presentes, ou a quem os representou, um certificado, como reconhecimento e agradecimento pelo seu gesto. Os homenageados tiveram oportunidade de assinar o primeiro Livro de Honra do Parque.
“Hoje homenageamos os plantadores que, há muitos anos, contribuí­ram para dar vida ao Parque”, afirmou Jorge Sequeira, sublinhando que este evento demonstra que “o Parque e o município não se esqueceram dos que deram o seu contributo”.
Esta homenagem aos plantadores insere-se no projecto de requalificação e dinamização do Parque do Rio Ul que está em curso e que passa também pela reabilitação de antigos edifícios associados ao ciclo do pão, assim como pela concretização de diversas ações imateriais, designadamente a realização de actividades de animação adequadas a este espaço e que serão promovidas por diversas associações sanjoanenses.
Como recordou Jorge Sequeira, é também no âmbito deste processo que foi criada a nova imagem gráfica do Parque do Rio Ul, que tem hoje presença nas redes socais, foi feito o estudo com a georreferenciação de todas as espécies arbóreas e referenciação da fauna do Parque e que foram contratados os Guias do Parque, que vão iniciar, no próximo mês de Setembro, a dinamização de visitas guiadas. O edil lembrou ainda que foi designado um Jardineiro do Parque, que é auxiliado por um grupo de voluntários que cedem o seu tempo em prol deste espaço verde.
No passado sábado, foi também divulgada a nova programação do Parque do Rio Ul, que proporcionará regularmente a realização de actividades diversas neste espaço. Jorge Sequeira garantiu que as actividades programadas “respeitam a natureza e o Parque como espaço de lazer e de paz”. Uma programação que se integra “na filosofia do próprio Parque” e que resulta do envolvimento e dinâmica das entidades e cidadãos locais que voluntariamente se candidataram para desenvolver esta nova agenda deste espaço verde.

Comentar

Anónimo