Rotary Club de S. João da Madeira
Muita atividade no início de um ciclo que se antevê inspirado
05-07-2018 | por Comissão de Imagem Pública do Rotary Club de S. João da Madeira
Estatísticas

102 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar
Mais fotos

Durante o passado fim de semana, foram três os acontecimentos que marcaram a relação do Rotary Club de S. João da Madeira com a comunidade sanjoanense. O final de junho e início de julho corresponde, tradicionalmente, ao fim do ano rotário e ao início dos novos mandatos dos seus membros dirigentes, que se prolongam durante um ano. Simultaneamente, são também esses dias que correspondem ao final das atividades letivas da Universidade Sénior de Rotary. Esta coincidência fez do passado fim de semana um período pleno de realizações rotárias, de que, seguidamente, damos conta.

Transmissão de mandatos

No dia 29 de junho, realizou-se a habitual cerimónia da transmissão de mandatos, durante a qual o presidente do ano rotário no ano de 2017/18, João Garrau, entregou à nova presidente, Manuela Gay, os destinos do Rotary Club para o ano que se inicia.
Ao ato de transmissão assistiram cerca 70 rotários, representando 20 Clubes do Distrito 1970 e 1960, convidados e entidades oficiais, nomeadamente a vereadora Paula Gaio e a presidente da Junta de Freguesia, Helena Couto. A nova presidente teve oportunidade de expor as linhas orientadoras do seu programa, na área do apoio e envolvimento da 3ª idade e da juventude, através de novos projetos que irão ser iniciados durante este novo ano rotário, sem nunca descurar os projetos atuais do Rotary Club de S.J.M., os quais continuarão a ter continuidade e a serem honrados.
No ano que ora se inicia, o lema rotário será “Seja a Inspiração”, sendo que um dos momentos altos desta cerimónia materializou-se na entrada de dois novos membros no Clube: Inês Reis (gestão empresarial e com um total envolvimento no Rotaract do Distrito 1970, tendo sido, durante vários anos, presidente do Rotaract em S.J.M.) e João Coelho (área farmacêutica, integrando agora, e pela primeira vez, o movimento rotário). Nas suas intervenções, os novos membros do clube sublinharam a sua plena identificação com os valores que regem Rotary e a sua disponibilidade para darem ao seu Clube e a S. João da Madeira o melhor de si mesmos.
As intervenções centraram-se na importância do Rotary Club de S. João da Madeira na vida da comunidade sanjoanense e no espírito de total seriedade e empenho, verdadeira amizade e companheirismo com que os projetos são levados a “bom porto”.

Inauguração da Exposição de Pintura e Artes Manuais

Pelo 12.º ano consecutivo, os alunos e professores das turmas de Pintura e Artes Manuais da Universidade Sénior do Rotary juntaram-se, na Biblioteca Municipal, para mostrarem ao público os trabalhos realizados durante estes 10 meses. A cerimónia, também realizada no passado dia 29 de junho, contou com a presença do Presidente da Câmara, Jorge Sequeira; da nova Presidente do Rotary Club, Manuela Gay; da Diretora da Universidade, Prof.ª Susana Silva; da Administração da Universidade, Prof.ª Joana Mesquita; dos professores das disciplinas, Mónica Coutinho, Adelaide Ferreira e Jorge Miguel.
Após uma circunstanciada visita aos trabalhos expostos, usaram da palavra a Diretora Susana Silva, que enalteceu o trabalho realizado durante o ano; o presidente da Câmara, Jorge Sequeira, lembrando que os trabalhos expostos eram todos de mulheres, começou por salientar o papel da mulher na sociedade portuguesa atual e a evolução que se verificou no seu reconhecimento ao longo das últimas décadas; depois, lembrou o papel da Arte na formação integral do ser humano, convidando os presentes a visitarem o Núcleo de Arte da Oliva, com “o terceiro espólio mais importante de arte moderna, ao nível do país”.
Disse, ainda, que o espaço da Biblioteca estará sempre à disposição da Universidade Sénior do Rotary e de outras instituições para a mostra dos seus trabalhos. Os trabalhos podem ser apreciados até ao dia 31 de agosto, registando-se a disponibilidade da direção da Biblioteca para acolher esta exposição.

Sarau de fim de ano letivo

A noite do dia 30 de junho foi preenchida com o Sarau de Fim de Ano Letivo da Universidade Sénior do Rotary, realizado nos Paços da Cultura, com uma sala praticamente cheia. O espetáculo constituiu a oportunidade de algumas das cercas de 20 disciplinas, lecionadas na Universidade apresentarem o fruto do seu trabalho.
Em primeiro lugar, atuou o Grupo de Folclore, orientado pela professora Cristina Martins, mostrando uma maior variedade no seu reportório e um cada vez maior acerto na sua atuação, sinal de que esta nova aposta da Universidade está plenamente ganha, facto também comprovável nas aparições públicas que o grupo foi fazendo ao longo do ano. O espetáculo foi intercalado por momentos de poesia, pela respetiva turma, orientada pela professora Teresa Stanislau, poesia sentida e muito bem dita por grupos de inspirados alunos.
O grupo de Aeróbica trouxe ao palco movimentadas danças, que desmentiram o mito da “terceira idade”, porque a idade é sempre a primeira quando as pessoas persistem com uma atitude ativa e positiva perante a vida. Depois do Festival de Teatro, o grupo de teatro Anim’Arte voltou à carga com o seu “Beco Sem Saída”, desta vez em Nova Iorque, mas pareceu-nos que a altura dos edifícios não ajudou à consecução do objetivo, para gáudio da plateia, que se divertiu à “grande e à francesa” com as trapalhadas geo-amorosas dos viajantes, inventadas pela professora Cristina Marques. Faltava mencionar a Música, e música há muita na Universidade Sénior: o Coro e a Tuna (cuja direção esteve a cargo dos professores Graça Pinho e Filipe Oliveira), umas vezes separadamente, outras em conjunto, deliciaram-nos com belas melodias, a solicitar do público uma inestimável colaboração.
No final, depois dos sorteios programados, as professoras Susana Silva e Joana Mesquita (diretora e administração da Universidade Sénior do Rotary, respetivamente) encerraram formalmente o ano letivo, agradecendo a todos os professores e colaboradores e apelando à inscrição de novos alunos, pois a instituição está aberta a todos os que desejam manter um estilo de vida ativo, independentemente da sua formação escolar, pessoal ou profissional. Também a presidente do Rotary Club, Manuela Gay, agradeceu a todos os presentes, enaltecendo o empenho e magnífico trabalho dos professores e alunos, durante mais um ano letivo, e desejando a todos umas muito merecidas e Boas Férias.
 


 

Comentar

Anónimo