Bilhar Pool
Clube de Bilhar conquista 5.º lugar no Nacional de Pool
07-06-2018
Estatísticas

486 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

O Clube de Bilhar de S. João da Madeira (CBSJM) foi uma das 16 equipas que marcou presença, no último fim-de-semana, nas Termas do Bicanho, em Soure, para disputar a Fase Final Nacional de Pool Masculino.
Apesar de não estar inserida no lote de favoritas para a conquista do troféu, uma vez que esta época perdeu alguns jogadores importantes, a formação sanjoanense apresentou-se na prova bastante forte, concentrada e disposta a demonstrar todo o seu valor.
Com João Cruz, Joel Novo, Manuel Costa e Ricardo Silva na equipa, o CBSJM venceu na ronda inaugural a equipa do All Stars Academy, por 3-1, entrando, assim, com o pé direito na prova e evidenciando um nível de jogo bastante sólido.
Na ronda seguinte, apareceu no caminho do Clube de Bilhar a fortíssima formação da Académica de Coimbra, onde figuram alguns dos mais fortes atletas portugueses. Com jogadores mais experientes e habituados às presenças em fase finais, a Académica não deu hipóteses e levou a partida de vencida por 3-1, salvando a honra sanjoanense o atleta Joel Novo, que derrotou com alguma facilidade o experiente Manuel Pereira.
Com a derrota a colocar o CBSJM no quadro dos perdedores, era necessário que a formação sanjoanense ganhasse todos os jogos daí para a frente, pois só assim era possível passar à Final Six.
O adversário seguinte era mais um potencial candidato ao título constituído por jogadores de renome a nível nacional, mas desta vez a formação sanjoanense conseguiu superar-se e demonstrar toda a sua força ao jogar a um nível elevadíssimo e derrotar por 3-1 o Clube de Bilhar Pedro Grilo, com o capitão João Cruz a derrotar na negra (8-7) Guilherme Teixeira.
De todas as equipas candidatas a estar presentes na Final Six, a equipa do CBSJM era, claramente, a menos favorita, mas isso não impediu os seus atletas de tentarem demonstrar, nas mesas de jogo, que são capazes de se bater de igual para igual com alguns dos melhores jogadores de nível nacional.
E isso foi evidente no jogo que decidia a passagem ao quadro final para disputar o título de campeão nacional, onde o Clube de Bilhar teve pela frente a Gastromadeira, uma das equipas mais respeitadas a nível nacional na modalidade e constituída por jogadores de elevada valia.
No primeiro jogo de Bola 9, Joel Novo levou de vencido Aldemar Andrade por 9-5. Ao mesmo tempo, na mesa ao lado, João Cruz conquistava igual feito no jogo de Bola 10 e derrotava Nuno Jardim por 8-5.
No segundo jogo de Bola 9, Ricardo Silva tinha pela frente Guilherme Sousa, um dos jogadores mais internacionais de Portugal. No entanto, e apesar da grande qualidade de jogo demonstrada, o homem da formação sanjoanense acabaria por perder por 6-9.
Mas a vitória de Manuel Costa, por 8-3, sobre Nuno Barros, em Bola 8, colocava o marcador em 3-1, favorável ao CBSJM, carimbando assim a passagem à Final Six e possibilitando à formação sanjoanente a disputa do título de campeão nacional.
A equipa de S. João da Madeira estava ciente de que era difícil alcançar o título, e o decorrer dos jogos na Final Six vieram confirmar isso mesmo, acabando a formação do Sporting Clube de Portugal por demonstrar todo o seu poderio e bater a concorrência, para assim revalidar o título de campeão nacional de Pool.

Equipa do CBSJM: João Cruz (capitão), Joel Novo, Manuel Costa, Ricardo Silva, Paulo Almeida, Sérgio Fernandes, Bruno Pais, Vitor Oliveira e Marco Pinto.

Comentar

Anónimo