Câmara adquiriu carro híbrido que cedeu à PSP
Nova viatura reforça “capacidade operacional” da «Escola Segura»
24-05-2018 | por Joana Gomes Costa
Os agentes afectos à «Escola Segura» da PSP de S. João da Madeira já circulam com a nova viatura, cedida pelo município sanjoanense, com o objectivo de “reforçar a capacidade operacional” deste programa, que “é um êxito” no nosso concelho. “Uma mais-valia” assumida pelo comandante distrital da PSP, superintendente Serafim Tavares, que considerou que a oferta do novo carro veio “em tempo oportuno” face à “carência de veículos ligeiros” na PSP.
Estatísticas

1631 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar
Mais fotos

No Dia da Cidade, a 16 de Maio, a Câmara Municipal entregou a nova viatura «Escola Segura» à PSP de S. João da Madeira, num momento que decorreu na Esquadra sanjoanense, com a presença do comandante distrital da PSP.
O presidente da autarquia, Jorge Sequeira, recordou que na base da decisão de avançar com a aquisição da nova viatura esteve o objectivo de “reforçar a capacidade operacional” da «Escola Segura», programa que, em S. João da Madeira, “é um êxito”.
O autarca recordou que a viatura que estava ao serviço dos dois agentes afectos à «Escola Segura» era “muito antiga”, pelo que a decisão da Câmara em ceder um novo carro foi “muito bem acolhida pela nossa comunidade escolar”. Recordando que os municípios têm “competências em matéria de educação e segurança”, Jorge Sequeira afiançou que esta medida “faz todo o sentido”, na certeza de que “a PSP é um parceiro decisivo” da Câmara Municipal.
“É com muita honra e orgulho que cedemos este meio à PSP de S. João da Madeira”, disse o autarca sanjoanense, destacando o “profissionalismo e comportamento exemplar” dos agentes da Esquadra sanjoanense.
Agradecendo a cedência em nome da PSP, do Comando de Aveiro e da Esquadra de S. João da Madeira, o comandante distrital da PSP, superintendente Serafim Tavares, reconheceu que esta viatura “vai servir um propósito com muita validade”. Considerando que “as pessoas admiram muito o trabalho que tem sido feito no âmbito da «Escola Segura»”, o comandante distrital da PSP apontou que com a nova viatura os agentes têm agora “motivos acrescidos para prosseguirem o seu trabalho”.
Para o superintendente Serafim Tavares, a nova viatura é uma “mais-valia para o parque automóvel desta Esquadra”, atendendo à “carência de veículos ligeiros” ao serviço da PSP, que se debate “constantemente com a falta de meios”. Assim, considera que “esta oferta” do município “veio em tempo oportuno”, salientando a rapidez com que o executivo camarário tomou esta decisão, apenas um mês depois de ter tomado posse.

Mural dedicado à «Escola Segura»

A entrega da viatura decorreu no parque interior da Esquadra de S. João da Madeira, no âmbito do programa das comemorações do 34.º aniversário da Elevação de S. João da Madeira a Cidade, junto ao mural de gratiffi da autoria dos jovens artistas sanjoanenses Diego Manjate e Sérgio Paiva.
Esse trabalho artístico foi criado em referência à «Escola Segura», retratando nomeadamente o bem conhecido Agente ‘Tonecas’, um dos elementos deste programa em S. João da Madeira e o «Falco», a mascote da PSP, fazendo ainda alusão a “valores como a liberdade, justiça”, entre outros.
Tal como havia sido noticiado aquando da decisão de aquisição, o novo carro, que circula já pela cidade, em serviço com os dois agentes da «Escola Segura», é um modelo híbrido que conjuga um motor a gasolina auxiliado por um motor eléctrico, numa escolha com preocupações ambientais.
O protocolo de cooperação para a cedência da viatura foi assinado entre o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, e o comandante distrital da PSP, superintendente Serafim Tavares, na sessão solene comemorativa do Dia da Cidade, que se realizou na noite de 16 de Maio, na Casa da Criatividade.

Comentar

Anónimo