Investigadora sanjoanense conclui o doutoramento em universidade parisiense
07-12-2017 | por Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Estatísticas

656 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

A jovem sanjoanense Alexandra Pimenta dos Santos obteve recentemente o grau de Doutor da Universidade Pierre e Marie Curie, em Paris, com a tese “Dynamical synthesis and analysys of healthy and pathological human walking”, na especialidade de Robótica.
A Doutora Alexandra Santos é filha dos senhores Manuel Ribeiro dos Santos e Maria de Fátima Gomes da Silva Pimenta Santos, que vivem há longos anos na cidade de S. João da Madeira.
A nova Doutora fez os seus estudos na Escola Secundária Dr. Serafim Leite, após o que rumou à Faculdade de Ciências do Porto, onde concluiu a Licenciatura. Tendo obtido uma bolsa de estudo para realizar o Mestrado na Universidade Pierre e Marie Curie, aí concluiu esse grau académico em 2011/2012. Devido à qualidade do seu trabalho, candidatou-se ao Doutoramento na mesma Universidade com um projeto em parceria com a Fundação Ellen Poidatz que visava o desenvolvimento de um simulador capaz de estimar o resultado sobre o caminhar humano de uma cirurgia ortopédica. No âmbito deste Doutoramento, a Doutora Alexandra Santos concentrou-se nos caminhares humanos ditos saudáveis e naqueles observados em crianças com Paralisia Cerebral. Estas crianças apresentam frequentemente problemas de crescimento e de desenvolvimento que afetam de maneira negativa o caminhar. Para superar esse problema, diferentes cirurgias ortopédicas podem ser efetuadas numa única operação. O impacto sobre a função locomotora é ainda difícil de prever, por isso, a Doutora Alexandra Santos desenvolveu um simulador de marcha capaz de representar com alguma fidelidade os caminhares humanos saudáveis, e alguns comportamentos do caminhar humano das crianças com Paralisia Cerebral.
 A direção do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e os seus antigos professores regozijam-se e felicitam a Doutora Alexandra Santos pelo êxito alcançado e por aquilo que o seu exemplo pode representar para todos os nossos alunos. Para mais, lembra-se que, enquanto frequentou a Escola Serafim Leite, a nossa aluna Alexandra sempre primou por uma atitude participativa e empenhada, tendo pertencido ao grupo de teatro “Serafins”, com a direção da professora Lurdes Gual, onde representou papéis nas peças “A Jóia do Pacífico”, “Amores Eternos”, “Glamour” e “Um Pedaço de Céu”.
À nova Doutora, auguramos um futuro promissor, à altura dos êxitos que obteve até agora.
Parabéns!
 

 

Comentários
Anónimo | 08-12-2017 21:34 Parabéns à nova Mestre
Parabéns à nova Mestre, pois Doutora já era desde a conclusão da Licenciatura. Parabéns!

Comentar

Anónimo