Basquetebol
07-12-2017
Estatísticas

517 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

Seniores
LXIX Taça de Portugal
ADS, 66 - Moscavide, 37


PROLIGA
FC Porto B, 71 - ADS, 61


Vitória para a Taça e derrota na Proliga
A equipa sénior da AD Sanjoanense deslocou-se à cidade invicta para defrontar a equipa B do FC Porto, em jogo a contar para a 7.ª jornada da 1.ª fase da Proliga, de onde saiu com uma derrota por 71-61. Com este resultado, a equipa de S. João da Madeira desceu para o 6.º lugar da classificação, em igualdade pontual com o seu rival deste fim-de-semana e com a equipa do Vasco da Gama, todas com 10 pontos. Está ao rubro a luta pelo 4.º lugar desta 1.ª fase, que garante a manutenção imediata a quem o conseguir.
Numa partida aguardada com elevada expectativa, a Sanjoanense entrou no Dragão Caixa muito nervosa, a acusar a responsabilidade do jogo. No final do 1.º período, o resultado estava em 17-6, o que demonstra o total desacerto da nossa equipa mos momentos ofensivos. O treinador da equipa sanjoanense mostrou o seu desagrado com os primeiros 10 minutos e o que é facto é que a equipa apareceu transfigurada no 2.º período, garantindo partir para intervalo com uma vantagem de dois pontos (29-31).
Na 2.ª parte, o resultado foi mantendo o equilíbrio apesar do ritmo elevado colocado no jogo pela equipa do FC Porto.
A 5.ª falta do nosso poste Sergi Coll acabou por retirar a equipa da disputa do resultado no último período do jogo.
Os destaques individuais neste jogo vão, do lado do FC Porto, para a prestação de Henrique Barros, com 17 pontos e do lado da AD Sanjoanense para as exibições de Sergi Coll, que com 21 pontos foi o melhor marcador do encontro. Referência ainda para o bom jogo realizado por Gonçalo Machado, autor de 15 pontos, seis ressaltos e três assistências.
No feriado de 1 de Dezembro, a nossa equipa defrontou e derrotou o AC Moscavide por 66-37, em partida disputada no Complexo Municipal Paulo Pinto, a contar para a Taça de Portugal de basquetebol. Foi um jogo sempre dominado pela equipa da casa, que demonstrou superioridade no jogo interior e exterior e nos aspetos defensivos, não permitindo à formação lisboeta ter qualquer veleidade de aspirar à qualificação para a ronda seguinte da competição. Destaque para a boa exibição de Simão Pinheiro, com 16 pontos, incluindo a concretização de quatro em seis lançamentos tentados de três pontos.
No próximo fim de semana teremos jornada dupla da Sanjoanense, a contar para a 8.ª jornada da Proliga, será disputado nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro, às 18h30, em Aveiro, com a equipa do Beira-Mar e, para a 9.ª jornada, domingo, em casa, às 16h30, perante o Sampaense.

Sub19 Femininos - Campeonato Distrital
Atómicos, 48 - ADS, 59

No dia 2, a equipa de sub19 femininas da ADS deslocou-se a Oliveira do Bairro para disputar mais um jogo contra o Atómicos. Apesar da equipa não ter dado o seu máximo durante todo o jogo, manteve uma postura constante ao longo do mesmo. A ADS prevaleceu com uma atitude superior, consequência do resultado da vitória merecida.


Sub16 Masculinos - 3.ª Fase - Grupo Nacional
Ovarense, 49 - ADS, 42

 No passado sábado, a nossa equipa de sub16 masculinos defrontou a Ovarense, em Ovar, num jogo que foi sempre muito equilibrado, com exceção do 1.º período, como revelam os parciais (17-08, 12-11, 09-09, 09-14). Neste nível de competição (Grupo Nacional), em que a exigência é elevada, e onde todos os detalhes são importantes, os momentos de desconcentração, por mais curtos que sejam, são, na maioria das vezes, determinantes para o desfecho do jogo.
 
Atletas: Duarte Brito, Tomás Santos, Gabriel Lameiras, Bernardo Cruz, Fábio Teixeira, Pedro Margalho, António Bastos, João Espada, Tomás Resende, Daniel Couto, Tiago Ferreira, José Lima
Treinadores: Carlos Abreu e Valter Cunha

Sub16B Masculinos - Campeonato Distrital
ADS B/Simaca, 69 - GICA, 76

Apesar da derrota, a exibição foi positiva frente a uma equipa que esteve muito perto de se apurar para o grupo nacional.
Depois de uma primeira parte onde não estivemos bem defensivamente, pois sofremos 46 pontos, melhorámos substancialmente na segunda e obrigámos o adversário a cometer vários erros, que nos permitiu discutir o resultado até ao fim.
Atletas: Dias, Flávio, Toscano, Espada, Duarte, Tiago, Tomás, João Paulo, Alex, Pinho, Miguel e Zé
Treinador: Valter Cunha. Seccionista: Miguel Santos


Sub14 Masculinos - Campeonato Distrital
ADS/Fepsa, 62 - Beira-Mar, 49

A equipa de Sub 14 Masculinos venceu, no passado sábado, a equipa do Beira-mar por 62-49, terminando a primeira volta só com vitórias.
Atletas: Alexandre Cabral, Eduardo Madeira, Gonçalo Sousa, Gonçalo Neves, Henrique Correia, Jorge Silva, Leonardo Ferreira, Miguel Oliveira, Óscar Borges, Pedro Almeida, Rodrigo Pacheco e Rui Resende
Treinador: Victor Cabral. Seccionista: Luísa Pinto

Sub13 Masculinos - Torneio Distrital
Ovarense, 1 - ADS/Alpim XXI, 5

Períodos: 6-12, 8-7, 5-12, 7-16, 0-4, 4-8
Deslocação a Ovar para defrontar uma equipa competitiva e com bons fundamentos, desempenho extremamente positivo na maior parte dos períodos de jogo em que conseguimos atingir um elevado grau de concentração e intensidade, que nos permitiu alcançar uma vitória justa.
Atletas: A. Silva, A. Santos, Duarte, Gabriel, Hugo, Eduardo, Madeira, Miguel, Jorge, Gonçalo, Tiago, Zara, João e Xará. Treinador: Valter Cunha. Seccionista: Ângela Silva


Sub12 Masculinos - 6.° Torneio de Natal
Boa aprendizagem

 Atletas: Martim, Rodrigo, Diogo S., Diogo O., Gustavo, Tiago, Martinho, Leonardo e Tomás
Mais uma etapa no processo de formação.
Participámos num torneio diferente do habitual, mais intenso e mais competitivo, o que nos permite boas aprendizagens para o futuro. Nunca virámos as costas à luta, apesar de termos enfrentado equipas com um poderio físico bem superior ao nosso. Técnica e taticamente estivemos aquém do nosso potencial. Trabalhámos para o próximo evento.
 Seguimos juntos, seguimos fortes, seguimos alegres.
 
Resultados
CLIP, 40 - ADS, 20 (8-4, 14-4, 10-6, 8-6)
AROSO, 32 - ADS, 10 (2-4, 12-0, 10-2, 8-4)
MAIA, 38 - ADS, 20 (10-0, 16-8, 2-6, 10-6)
 
Ao trabalho!
Próxima semana, rumaremos a Aveiro para participarmos na 5.ª jornada Associação Basquetebol Aveiro (ABA).
Agradecimento aos pais e familiares que estiveram com a equipa, sem vocês não seria possível.
 Treinador: Miguel Ferreira

A equipa de Mini 10 da AD Sanjoanense participou, no passado domingo, dia 3, no 6º Torneio de Natal da Maia, organizado pelo Maia Basket. Este contou com a presença de 150 minibasquetebolistas pertencentes aos seguintes clubes: Associação Desportiva Sanjoanense e Maia Basket, Académico FC, GD Bolacesto, GD André Soares, BC Vila Real, Powertogether e CAA Salesianos.
Durante toda a tarde, os mais pequenos foram o centro das atenções, num ambiente de total alegria e boa disposição, disputaram três jogos, sempre com grande atitude e vontade de aprender.
A comitiva da AD Sanjoanense foi composta por Afonso Rocha, Maria Carregosa, Francisca Rocha, Vasco Azevedo, Fábio Martins, André Sousa, Renato Ferreira, Leandro Paiva, Pedro Moreira, João Oliveira, Mariana Ferreira, Marco Lopes, Rita Veloso, Diogo Henriques e João Godinho, e os treinadores Tiago Bastos e Cátia Almeida.
Próxima concentração, dia 17 de Dezembro, no Pavilhão do Galitos.
Se quiseres experimentar, estamos à tua espera no Pavilhão Paulo Pinto, terças e quintas-feiras, das 18h45 às 20h15, e sábados, no Pavilhão do Ciclo, das 11h00 ao 12h30. Aparece!

Sub16 Femininas - Campeonato Distrital 2.ª fase
GRIB, 42 - ADS/RentPiano, 61

Atletas: Beatriz Reis, Rita Morgado, Joana Costa, Maria Almeida, Inês Martins, Dani Gonçalves, Maria Carvalho, Iris Ferreira, Ana Resende, Elisabete Matyash, Diana Pinho
Treinador: Frederic Pina
Seccionistas: José Costa, Margarida Resende

Jogo em que a AD Sanjoanense defrontou o GRIB (invicto nesta fase) e esteve a um bom nível. Defensivamente, muito bem, ofensivamente, já nota mais inteligência nas decisões que devemos tomar consoante os “obstáculos” que se nos apresentam.
Agradecimento especial a todo o público presente, ao nosso patrocinador RentPiano e à Pastelaria Crispauno pelos lanches fornecidos.

Sub 14 Femininas - Campeonato Distrital
2.ª Fase - Grupo Nacional
Galitos, 31 - ADS/Farmácia Lamar, 57


Atletas: Beatriz Martins, Iris Ferreira, Joana Costa, Laura Costa, Leonor Santos, Maria Vieira, Ana Vieira, Inês Resende, Ana Resende, Joana Resende, Marta Costa, Leonor Santos. Treinador: Frederic Pina. Treinador adj: Sofia Leite. Seccionistas: José Costa,Margarida Resende

Perante um forte adversário com resultados muito positivos, as nossas “meninas” estiveram a um nível espetacular, muito concentradas e focadas, com um resultado final muito acima do espectável.
Há que continuar a trabalhar como até aqui para tentarmos sermos competitivos em todos os jogos.
Agradecimento especial ao nosso patrocinador Farmácia Lamar e a todos os presentes.


Campeonato Distrital 2.ª Fase
Grupo Nacional
GICA, 3 - ADS/Farmácia Lamar, 62


Atletas: Beatriz Martins, Iris Ferreira, Joana Costa, Laura Costa, Leonor Santos, Maria Vieira, Ana Vieira, Inês Resende, Ana Resende, Joana Resende, Marta Costa, Rita Costa
Treinador: Frederic Pina. Treinador adj: Sofia Leite
Seccionista: José Costa, Margarida Resende

Sabíamos de antemão que seria um jogo com grau de dificuldade acrescida, mas em que as nossas “super” atletas estiveram tão bem, mas tão bem, que é deixar orgulhoso a equipa técnica e todos os que acompanham a equipa. As miúdas são facto muito trabalhadoras e sempre dispostas a superarem-se treino após treino e jogo após jogo.
Os treinadores, acima de treinadores, são FORMADORES onde devem RESPEITAR os intervenientes no jogo e os regulamentos inerentes ao escalão. Já ganhámos, já PERDEMOS, soubemos ganhar e sobretudo soubemos PERDER!!!
Há que continuar a trabalhar como até aqui para tentarmos sermos competitivos em todos os jogos.
Agradecimento especial ao nosso patrocinador Farmácia Lamar e a todos os presentes.
Lembrem-se meninas:
“Tudo é considerado impossível até acontecer”.

Sub13 Femininos - Torneio Distrital
UDO, 4 - ADS, 2

Períodos: 6-4, 11-7, 3-5, 2-1, 9-8, 2-9 (33 x 34)

No feriado passado de sexta-feira, a nossa equipa deslocou-se a Oliveira de Azeméis para mais um jogo. Tendo as nossas sub13 jornada tripla, optámos por levar atletas de um escalão abaixo. Sendo elas menos experientes e algumas apenas com um ano de experiência ou até terem entrado este mesmo ano, o resultado foi positivo. Ainda assim, conseguimos dar luta e tirar dúvidas a quem as tinha, de que a nossa formação está num bom caminho. Agora é continuar o árduo trabalho realizado durante todas as semanas para ultrapassar as nossas fragilidades.
Atletas: Patrícia Azevedo, Rita Costa, Leonor Sampaio, Gabriela Tavares, Matilde Silva, Diana Vilar, Jéssica Reis, Maria Miguel Antunes, Maria João Teixeira
Treinadora: Sofia Leite
Treinador Adjunto: Frederic Pina
Seccionista: Luís Costa


Olivais Coimbra, 0 - ADS, 6
Períodos: 2-25, 1-15, 8-16, 3-8, 0-9, 2-20 (16 x 93)

No passado domingo, a nossa equipa deslocou-se a Coimbra para defrontar o Olivais. Perante um adversário com algumas fragilidades e depois de um fim de semana muito desgastante, as nossas atletas não baixaram o ritmo e demonstraram sempre a ambição, dedicação e a vontade de querer sempre mais e melhor.
Atletas: Rita Costa, Leonor Sampaio, Laura Costa, Leonor Santos, Beatriz Martins, Maria França, Marta Costa, Inês Resende e Joana Resende
Treinadora: Sofia Leite
Treinador adjunto: Frederic Pina
Seccionista: Luís Costa
            

Convocados à seleção distrital
Quatro atletas foram convocados para os treinos de observação da Seleção de Aveiro: em Sub16 Femininos, Joana Costa e Maria Almeida; em Sub14 Masculinos, Ana Resende e Íris Ferreira. Parabéns!

 

Estágio de Observação e Torneio Internacional
A Seleção Nacional de Sub-15 Masculinos vai realizar duas ações durante as férias de Natal. A equipa irá realizar um estágio de observação entre os dias 18 e 21 de dezembro, em Sangalhos, e participar num Torneio Internacional de 26 a 29 de dezembro, em Oeiras. Daniel Couto foi convocado para este estágio, joga na ADS no primeiro ano de Sub16 Mas.
Tendo em vista a futura constituição da Seleção Nacional de Sub-16 Femininos, que irá participar no Campeonato da Europa - Divisão B, a disputar no próximo ano, vai a referida equipa realizar um estágio de observação entre os dias 18 e 22 de dezembro, na Cruz Quebrada (Lisboa). A Seleção participará depois no Torneio de Medina del Campo, nos dias 28 e 29 do mesmo mês. Eva Carregosa foi convocada também para este estágio, ex-atleta com toda a formação feita na ADS, desde os Minis.

 

Basquetebol da ADS em ação nacional de voluntariado
A secção de basquetebol da AD Sanjoanense, no âmbito do seu projeto WinWin, associou-se à iniciativa do Banco Alimentar Contra a Fome, que promoveu, neste passado fim de semana, mais uma campanha de recolha de alimentos a nível nacional sob o mote «É bom saber que ainda há desejos que podemos tornar realidade». Os seus atletas dos escalões de formação participaram nas ações de recolha. Os alimentos recolhidos em todo o país vão ser distribuídos, a partir da próxima semana, a instituições de solidariedade social, que os entregam a pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas. Esta iniciativa decorre da ambição da seção de basquetebol de utilizar o desporto como veículo promotor do ensino de princípios e valores aos jovens atletas, ao nível da sensibilidade social, do respeito pelo meio ambiente e da educação para a cidadania. Mais iniciativas já estão a ser preparadas!

Comentar

Anónimo