Aconteceu… nos Paços da Cultura
Um Concerto de Danças Barrocas
07-12-2017 | por Teresa Silva
Estatísticas

402 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

No passado sábado, dia 2, os Paços da Cultura tiveram um concerto dedicado às Suites e Partitas solo de J.S. Bach interpretadas pela Ana Sofia Sousa na viola d’arco e Raquel Santos no violino, ambas antigas alunas da Academia de Música de Paços de Brandão.
A primeira parte começou com a Suite BWV 1009 em Dó Maior para violoncelo solo, transcrita para viola d’arco. É constituída por 5 andamentos dos quais quatro são danças e o primeiro um prelúdio (uma introdução). São alternados andamentos lentos com outros mais rápidos.
Na segunda parte, foi a vez de o violino dar a voz e tocar dois andamentos distintos: a Giga da partita BWV 1006 em Mi Maior e a Sarabande e Double da partita BWV 1003 (considerado um andamento pois a Double é uma variação da Sarabande). Terminaram o concerto com dois divertimentos para violino e viola d’arco de W. A. Mozart como encore.
Apesar da noite fria, o concerto contou com cerca de oito dezenas de pessoas numa sala razoavelmente preenchida.
O público sanjoanense tem o privilégio de ouvir gratuitamente, quase todos os meses,  jovens talentos, mas nem sempre aproveita. Apoiemos e participemos mais e coloquemos São João da Madeira no mapa cultural português.
A Academia de Música e a Câmara Municipal contam consigo para encher a sala no próximo Musicatos.

 

Comentar

Anónimo