Aconteceu…. Nos Paços da Cultura
Concerto de Santa Cecília pelos professores da Academia de Música
30-11-2017 | por Fernando Ferreira
Estatísticas

415 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

Foi com imensa alegria que assistimos ao Concerto de Santa Cecília pelos Professores da Academia de Música de S. João da Madeira, no passado dia 26 de novembro, no acolhedor Espaço da Cultura desta cidade.
Numa casa cheia, a assistência variada, de todas as idades, vibrou com as atuações brilhantemente executadas pelos professores de música (da Academia e alguns convidados) Daniel Moreira e Marcelo Pinho, nas marimbas e percussão;  Alexandre Nobre e Sandra Camarinha, na guitarra e flauta; Luis Gomes e Graciete Sousa, no eufónio e piano; Alcides Paiva e Sandra Almeida, no trombone e piano; Jorge Teixeira e Sónia Amorim, no violoncelo e cordas.
A sessão decorreu sob orientação do Diretor da Academia, prof. José Resende, o qual apresentou os intervenientes, com foco no profissionalismo dos professores e na motivação dos alunos, para que consigam boas aprendizagens e sucesso futuro. Frisou que, por vezes, o caminho não é fácil, sendo fundamental, por parte dos alunos, resiliência e estudo.
Encerrou-se o evento com chave de ouro, com a belíssima e enérgica actuação da Sinfonietta de Professores, sob direcção de Nuno Choupeiro que, além de maestro, fez algo muitíssimo interessante, a explicação das obras executadas, de Tchaikovsky, Mozart e Ponchielli.
Amigos, professores, pais e encarregados de educação aplaudiram de pé, espelhando a qualidade do concerto, que enriqueceu um fim de tarde de domingo. Destaque-se também a importante presença do presidente da autarquia e vereação.
Numa altura em que estão na ordem do dia questões de educação e da profissão docente, este evento, além de contribuir para o enriquecimento cultural da cidade, fez sentir que esta instituição de ensino está alinhada no caminho da excelência na formação dos alunos, para os bem preparar para o futuro.
Nós, cidadãos, estando ou não ligados ao ensino da música, reconhecemos o papel fundamental do professor e, no caso concreto, da música, podemos reforçar que esta permite aos alunos desenvolverem capacidades fundamentais, como a criatividade e a sensibilidade.
Uma sociedade onde o estudo de música está presente, contribui, segundo vários estudos nas áreas da ciência, medicina, psicologia e pedagogia, para melhores seres humanos, com mais qualidade de vida, mais criativos, tolerantes e alegres.
Também por isto, a Academia e os seus professores e colaboradores estão de parabéns!

 

Comentar

Anónimo