STOP BULLYING: Take a stand and lend a hand (Acaba com o bullying: dá um passo e estende a mão)
23-11-2017
Estatísticas

392 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

  A educação  constitui um  processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, tendo em vista uma melhor  integração na sociedade ou no seu próprio grupo. No século XXI,  face às galopantes e diversas transformações, esta apresenta-se, cada vez mais, como um enorme desafio para todos os seus agentes. professores, alunos e pais/encarregados de educação debatem-se com múltiplas e diferentes circunstâncias, que exigem uma união de esforços no sentido de encontrar respostas adequadas para ultrapassar os problemas e dificuldades com que se deparam. Assim acontece com um  drama silencioso que hoje afeta a sociedade  e muito particularmente as escolas: o bullying.
Nesta circunstância, o Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, sempre na vanguarda  e na defesa de uma escola inclusiva e de qualidade e como tal, atento a esta problemática, decidiu aderir, no âmbito do programa Erasmus + e em parceria com outros países,  ao projeto Stop Bullying: take a strand and lend a hand. Este projeto visa analisar e aprofundar esta questão em contexto real – a escola – e, de modo colaborativo, encontrar respostas tendentes a  contrariar os efeitos nefastos deste flagelo.
O projeto, com a duração de 24 meses, teve início em 1 de setembro de 2017 e terminará em 31 de agosto de 2019 e tem como público-alvo os alunos entre os 11 e os 15 anos de idade, «Ação KA2 Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas». Os seus  principais objetivos são: reduzir para metade a percentagem de incidência atual deste fenómeno; cultivar nos alunos um genuíno respeito  e uma adesão aos valores europeus da dignidade, da igualdade e dos direitos humanos; enriquecer a relação humana, promovendo práticas colaborativas no ensino-aprendizagem.
Para além de Portugal, dão corpo ao projeto os seguintes países:  Roménia que através da  Scoala Gimnaziala Magura assume a coordenação geral do projeto,  França,  Eslováquia,  Itália e Polónia. Neste âmbito, já na segunda semana de novembro, decorrerá, na Roménia, a primeira mobilidade tendo em vista a apresentação dos professores responsáveis pela implementação do projeto e o delinear das atividades a desenvolver.
No nosso Agrupamento, o projeto será coordenado pela docente Maria Teresa Lopes a qual espera uma boa recetividade da comunidade educativa já que uma das condições essenciais será a total disponibilidade das famílias para acolher os alunos provenientes dos vários países aderentes.   
Nesta ocasião, acreditamos no interesse e no impacto do projeto seja no nosso Agrupamento, seja na comunidade sanjoanense no sentido de construirmos uma sociedade mais tolerante, mais justa, mais fraterna e mais humana.  

Comentar

Anónimo
Tempo
Farmácias de Serviço
Edição Impressa
Publicidade
Classificados
Loja ou Armazém
Aluga-se para LOJA ou armazém com vários gabinetes, c/cerca de 300m2...
Aluga-se
Escritórios
Aluga-se para Escritórios ou outros Entre frente ao CTT de Olive...
Venda