Notícias do Basquetebol
09-11-2017 | por GI do Basquetebol
Estatísticas

148 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar
Mais fotos

Seniores - LXIX Taça de Portugal - II Eliminatória / 1.ª Fase
ADS, 69 – Estoril, 52

Proliga
Académico, 65 – ADS, 79
Vitórias que dão confiança

A equipa sénior de basquetebol da Sanjoanense conseguiu garantir duas vitórias para competições distintas.
No feriado de 1 de Novembro, recebeu e bateu a formação do Estoril por claros 69-52, numa partida que contou para a Taça de Portugal.
No passado sábado, em jogo a contar para a 3.ª jornada da edição 2017/2018 da Proliga, foi ao histórico Pavilhão do Académico garantir uma saborosa e sempre difícil vitória por 65-79.
No jogo com o Estoril a contar para a Taça, disputado no Pavilhão Paulo Pinto perante bastante público, a formação do sul, que tal como a Sanjoanense disputa a Proliga, fez uma 1.ª parte de boa qualidade, chegando ao intervalo a vencer por dois pontos (32x34). Na 2.ª Parte, a Sanjoanense arrancou para a vitória, tendo vencido o 3.º período por sete pontos e o último por 12. Destaques individuais nesta partida para os 28 pontos de Pedro Azevedo, incluindo cinco triplos e para o espanhol Sergi Coll com 21 pontos e dez ressaltos.
No jogo para a Proliga, disputado na Rua Costa Cabral, no Porto, no mítico e bem antigo Pavilhão do Académico (local onde na longínqua época de 1981/1982 a Sanjoanense festejou a subida à 1.ª divisão), a nossa equipa conseguiu uma importante vitória e demonstrou que tem legítimas ambições de lutar pelos quatro primeiros lugares da 1.ª fase da competição, o que lhe garantiria a manutenção nesta divisão.
A 1.ª parte do jogo foi muito equilibrada e, à maior qualidade dos nossos jogadores, o Académico respondia com muita intensividade defensiva e ritmo de jogo, características bem típicas do basquetebol portuense. No 3.º período, a Sanjoanense entrou decidida a resolver a partida e foi isso mesmo que aconteceu, o que ficou espelhado no resultado parcial de 14-24, permitindo à equipa chegar aos últimos dez minutos com uma vantagem de 13 pontos. No 4.º Período, a vantagem alargou para 14 pontos, terminando o jogo com o resultado de 65-79 favorável à equipa de S. João da Madeira.
Destacaram-se as prestações de Pedro Azevedo, com 28 pontos e Simão Pinheiro, com 19 pontos e percentagens elevadas da linha de três pontos (converteu três em cinco tentados) e na linha de lance livre (oito em oito). Destaque ainda para Sergi Coll que, com uma média de 18,5 ressaltos por jogo, é neste momento, o melhor ressaltador da prova.
O próximo encontro da ADS, a contar para a 4.ª jornada da Proliga, será disputado no dia 11, no Pavilhão Paulo Pinto, às 16h30. O adversário neste jogo é a equipa do Esgueira, candidato à subida de divisão e que em três jogos soma três vitórias. Trata-se duma equipa muito competitiva, que apresenta um basquetebol de grande qualidade e tem nos seus quadros um jogador norte-americano que tem dado espetáculo nas primeiras jornadas da Proliga. Não faltam, pois, motivos para comparecer no Pavilhão Paulo Pinto, no próximo sábado.

 

Sub 18 - Campeonato Distrital
ADS, 51 – Sangalhos, 47

A ADS estreou-se no Campeonato Distrital Sub18, no dia 1 de novembro, com um vitória difícil, numa partida equilibrada e apenas decidida no último minuto de jogo.
Atletas: António, Miguel, Alexandre, Filipe, Tiago, Bernardo, Sandro, Pedro, Simão, Guilherme
Treinador: Mário Lima. Seccionista: Isabel Valente


Sub 14 Masculinos - Campeonato Distrital
ADS, 58 – UD Oliveirense, 48

A equipa de Sub14 Masculinos recebeu no P.P., na tarde do passado sábado, a equipa da Oliveirense. Jogo renhido, com um final feliz. Vitória para a ADS.
Alinharam: Alexandre Cabral, Ari dos Santos, Eduardo Madeira, Gonçalo Sousa, Gonçalo Neves, Henrique Correia, Jorge Silva, Leonardo Ferreira, Miguel Oliveira, Óscar Borges, Pedro Almeida e Rui Resende
Treinador: Victor Cabral
Seccionista: Luísa Pinto

Sub13 Masculinos - Torneio Distrital
ACR, 27 – ADS, 41

Períodos: 8-10, 5-2, 4-9, 3-9, 0-6, 7-5
Bom desempenho por parte dos nossos atletas, frente a uma equipa forte fisicamente e bastante agressiva, conseguindo superar os pontos fortes do nosso adversário com uma defesa solidária e rápidas transições no ataque.
Atletas: Afonso Silva, Afonso Santos, Duarte, Eduardo Madeira, Eduardo Almeida, Gabriel, Daniel, Zara, Miguel, Gonçalo, Tiago Nunes, Tiago Santos, Xará
Treinador: Valter Cunha. Seccionista: Ângela Silva


Sub 14 - Campeonato Distrital 2.ª Fase - Grupo Nacional
ADS/Farmácia Lamar, 54 – Gica, 32
Períodos: 14-08, 12-14, 17-03, 11- 07

 Atletas: Beatriz Martins, Joana Costa, Leonor Santos, Ana Vieira, Ana Resende, Marta Costa, Iris Ferreira, Laura Costa, Maria Vieira, Inês Resende, Joana Resende, Rita Costa
Treinador: Frederic Pina. Treinador Adjunto: Sofia Leite
Seccionistas: José Costa e Margarida Resende
                    
Primeiro jogo desta 2.ª Fase - Grupo Nacional, em que as nossas “guerreiras” encararam o jogo com uma postura tão séria e adulta que é mesmo de ficar orgulhoso e a pensar que o trabalho árduo compensa …e muito!
Perante uma excelente equipa, que até então obteve resultados muito positivos, as “pequeninas” fizeram um jogo perfeito e obtiveram uma vitória “inesperada” por números alargados. Parabéns, equipa.
Há que continuar a trabalhar como até aqui para tentarmos sermos competitivos em todos os jogos.
Agradecimento especial ao nosso patrocinador Farmácia Lamar e a todos os presentes.
«Tudo é Considerado Impossível até Acontecer».


Sub 16 - Campeonato Distrital 2ª Fase
Vagos, 21 – ADS/RentPiano, 62
Períodos: 02-14, 4-19, 8-16, 07-15

Atletas: Beatriz Reis, Carolina Costa, Rita Morgado, Joana Costa, Maria Almeida, Inês Martins, Dani Gonçalves, Maria Carvalho, Iris Ferreira, Ana Resende, Elisabete Matyash, Diana Pinho
Treinador: Frederic Pina. Seccionistas: José Costa e Margarida Resende

Jogo em que a AD Sanjoanense/RentPiano encarou o jogo de forma séria em que a nossa Equipa foi superior ao adversário em todos os aspetos e momentos do jogo.
Agradecimento especial ao nosso patrocinador RentPiano e à Pastelaria Crispauno pelos lanches fornecidos.

Sub 16 Masculinos  5 novembro
Sanjoanense B, 47 – Esgueira A, 60

 Receção à equipa A do Esgueira para realizar o primeiro jogo da 2.ª Fase do Campeonato Grupo Distrital.
Perante uma equipa mais experiente, que por pouco não ficou no Grupo Nacional, os nossos atletas realizaram uma exibição positiva, conseguindo disputar e equilibrar toda a primeira parte. No entanto, na segunda parte, não fomos tão consistentes e alguns períodos de desconcentração levaram a nossa equipa a cometer erros, bem aproveitados pela equipa adversária, que acabou por vencer o jogo com mérito. Teremos oportunidade de melhorar e corrigir os erros nos próximos treinos, dando continuidade à evolução positiva da equipa.
 Atletas: Pedro Dias, José Silva, Tomás Toscano, Flávio Oliveira, Tiago Ribeiro, Duarte Brito, João Espada, Daniel Pinho, Marcelo Maia, João Silva, Leonardo Ferreira
 Treinadores: Valter Cunha e Carlos Abreu
 
 Oliveirense, 63 – Sanjoanense 57
 Os sub16 A masculinos, que disputam o Grupo Nacional, defrontaram, no passado domingo, a equipa da Oliveirense no seu reduto, num jogo que foi sempre muito equilibrado. Ao intervalo, o jogo estava empatado (31-31). No entanto, na segunda parte, a Oliveirense acabou por ser um pouco mais consistente, acabando por ganhar o jogo por seis pontos.
Apesar da derrota, os nossos atletas demonstraram atitude e empenho, conseguindo uma boa prestação. É necessário continuar a trabalhar de forma séria e comprometida, dando continuidade à evolução positiva da equipa. 
 Atletas: Simão Bernardo, Tomás Santos, Gabriel Lameiras, Bernardo Cruz, Fábio Teixeira, Pedro Margalho, António Bastos, João Sousa, Tomás Resende, Daniel Couto, Tiago Ferreira, José Lima.
Treinadores: Carlos Abreu e Valter Cunha

 

Comentar

Anónimo