Município sanjoanense garante primeira posição pelo quarto ano consecutivo
S. João da Madeira e Lisboa lideram ratings concelhios da Marktest
19-10-2017 | por Joana Gomes Costa
S. João da Madeira volta a liderar os ratings concelhios de 2017 da Marktest, partilhando este ano a primeira posição com Lisboa. Este é o quarto ano consecutivo que o município sanjoanense se destaca na análise conjunta dos indicadores de dinamismo demográfico, económico e qualidade de vida.
Estatísticas

509 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

A Marktest publicou esta semana os ratings concelhios de 2017, que mantêm o concelho de S. João da Madeira no topo da lista, mas este ano acompanhado por Lisboa.
Os ratings concelhios «são métricas criadas pela Marktest desde 2014 que pretendem dar novas ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho».
Numa análise conjunta aos indicadores de dinamismo demográfico, económico e qualidade de vida, o concelho de S. João da Madeira volta a liderar a tabela pelo quarto ano consecutivo, este ano partilhando a primeira posição com o concelho de Lisboa.
O concelho do Porto ocupa a terceira posição, mas a uma distância mínima dos dois anteriores, sendo que Albufeira e Aveiro completam a lista dos cinco concelhos com melhor classificação.
O rating concelhio da Marktest analisa todos os 308 concelhos do país, em «três componentes» criadas «a partir de 37 indicadores»: dinamismo demográfico com oito indicadores; dinamismo económico com 16 indicadores; e qualidade de vida com 13 indicadores.
Explica ainda a empresa que cada um dos três componentes «tem uma notação média correspondente à média aritmética dos indicadores que a constituem» e que «rating concelhio (total) resulta igualmente da média aritmética das suas três componentes».

Comentar

Anónimo