«Amigos do Desporto» distribuem galardões a municípios
14-09-2017 | por Augusto Lopes
Estatísticas

347 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

A Torre da Oliva foi, na passada sexta-feira, palco de uma cerimónia para entrega de galardões a vários municípios. O galardão dos «Amigos do Desporto» visa o reconhecimento público de boas práticas na gestão e desenvolvimento deste sector nos municípios portugueses. A iniciativa é promovida pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (Apogesd) e pela plataforma online “Cidade Social”.
Este ano, a cerimónia de entrega desses prémios teve a presença de vários representantes dos municípios galardoados, do continente e ilhas, o presidente da Câmara de S. João da Madeira, os responsáveis da Apogesd e da Cidade Social, assim como o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.
Ricardo Figueiredo, depois de cumprimentar todos os presentes, disse: “as autarquias têm um papel fundamental no desporto, como todos sabemos, depois as Associações gerem os equipamentos, investem também num terreno de promoção do Desporto, pelo que este momento é uma boa forma de reconhecer aos 60 municípios galardoados o trabalho desenvolvido. Quero agradecer a todos aqueles que quiseram estar presentes, em particular ao senhor secretário de Estado da Juventude e Desporto, obrigado por estar aqui”.
Para atribuição dos prémios, são analisados diversas vertentes da ação desenvolvida no âmbito desportivo pelos municípios já aderentes, entre os quais S. João da Madeira, que passou a integrar esta iniciativa no corrente ano.
Os aspetos organizativos, as instalações existentes, os eventos realizados, os programas disponibilizados à população, a preocupação com a sustentabilidade ecológica, as práticas solidárias são algumas das componentes tidas em conta na avaliação dos Municípios Amigos do Desporto.
Desta forma, os promotores da iniciativa propõem-se monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português, partindo das práticas implementadas em cada concelho aderente ao programa.
A intervenção de encerramento esteve a cargo do secretário de Estado da Juventude e Desporto, que começou por cumprimentar a todos os presentes, com um agradecimento a Ricardo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, pelas palavras que este lhe dirigiu. Quis também dar os parabéns a todos os 60 municípios pelo trabalho desenvolvido, daí o mérito do galardão.
E concluiu: “eeste é um momento específico e único a ser efetuado num edifício que quero aqui recordar, a OLIVA, uma das empresas que tinha um histórico desportivo e uma preocupação enquanto empresa no seu papel social. É de reconhecer o empenhamento de todos os municípios nestes 43 anos de democracia, num trabalho tão transformador do nosso país e isso é preciso reconhecer. Deixem-me dizer que o país deu nos últimos anos um salto muito grande em infraestruturas, seja dos municípios, seja da república, é um trabalho conjunto e profícuo que todos que aqui estamos reconhecemos”.

Comentar

Anónimo