Sondagem IPOM/‘O Regional’
Paulo Cavaleiro lidera intenções de voto
27-07-2017 | por Joana Gomes Costa
Paulo Cavaleiro, candidato da coligação PSD/CDS, lidera as intenções de voto nas eleições autárquicas agendadas para 1 de Outubro, alcançando 31,2 por cento na sondagem do IPOM para ‘O Regional’. Com base nestes resultados, se as eleições fossem no próximo domingo, o socialista Jorge Sequeira ficaria no segundo lugar com 21,1 por cento das intenções de voto, seguido pela candidata da CDU, Rita Mendes, com 3,7 por cento.

Intenção de Voto para presidência da Câmara nas eleições autárquicas
Estatísticas

2456 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar
Mais fotos

A dois meses das autárquicas – agendadas para 1 de Outubro – a sondagem do IPOM para ‘O Regional’ revela que Paulo Cavaleiro lidera as intenções de voto, sendo que, se as eleições se realizassem no próximo domingo, o candidato da coligação PSD/CDS seria eleito presidente da Câmara Municipal com 31,2 por cento.
Esta sondagem coloca o candidato do PS, Jorge Sequeira, no segundo lugar das preferências dos inquiridos, registando 21,1 por cento dos votos. Seguem-se Rita Mendes, da CDU, com 3,7 por cento e Andrea Domingos, do PAN, com 0,6 por cento.
Entre os restantes inquiridos, à mesma pergunta – «se as eleições para escolher o presidente da Câmara de S. João da Madeira se realizassem no próximo domingo, em qual dos seguintes candidatos ou partido votava?» – 0,6 por cento diz que votaria em ‘outro’ candidato; 1,7 por cento optaria por ‘voto em branco’; 5,7 responde que ‘não votava’; 28 por cento responde que ‘não decidiu’; e 7,4 por cento ‘não responde’.
De salientar que aquando da realização desta sondagem – cujas entrevistas foram realizadas entre os dias 18 e 21 de Julho – ainda não era conhecido o candidato do Bloco de Esquerda, cujo nome foi só aprovado em reunião realizada na noite da passada sexta-feira, dia 21.
Com base nestes resultados, fazendo a projecção aritmética da intenção de voto, Paulo Cavaleiro alcançaria 53 por cento da votação, enquanto que Jorge Sequeira ficaria com 35,8 por cento dos votos. Rita Mendes chegaria a 6,2 por cento por cento e Andrea Domingos 1 por cento. Nesta projecção regista-se 2,9 por cento de votos em branco e 1 por cento para ‘outro’ candidato. Segundo esta projecção, e com base nesta sondagem, a coligação PSD/CDS conseguiria maioria, elegendo quatro mandatos, com o PS a eleger os restantes três lugares no executivo municipal.

 

FICHA TÉCNICA PARA DIFUSÃO/PUBLICAÇÃO

Esta sondagem foi realizada pelo IPOM - Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado L.da para o Jornal “O Regional” com os seguintes objectivos:
Conhecer a intenção de voto dos eleitores caso as eleições autárquicas intercalares fossem no próximo Domingo.
O universo é constituído por indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e 85 anos, recenseados e eleitores no concelho de São João da Madeira.
A amostra é representativa do universo e é constituída por 653 entrevistas, que se encontram distribuídas da seguinte forma:

SEXO: Masculino: 299 (45,8%) ; Feminino: 354 (54,2%)

IDADE AGRUPADA:
18-25 anos    19    2,9
25-29 anos    39    6,0
30-39 anos    90    13,8
40-49 anos    121    18,5
50-59 anos    143    21,9
60-65 anos    79    12,1
> 65 anos    162    24,8


DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA:
Freguesia de São João da Madeira: 653 (100%);

O erro de amostragem deste estudo, para um nível de confiança de 95,5%, é de +/- 3,7 pontos percentuais.
A selecção da unidade amostral: a selecção dos lares foi realizada de forma aleatória, a partir de listas telefónicas.
A selecção do elemento amostral: a selecção do elemento amostral (cidadão com idade compreendida entre 18 e 85 anos, recenseado e eleitor nas freguesias que integram o concelho de São João da Madeira) foi feita de forma aleatória, recorrendo ao método do último aniversário.
A recolha da informação foi efectuada através do método de entrevista telefónica e foi utilizado um questionário estruturado. A taxa de resposta foi de 69%. A recolha da informação decorreu nos dias 18,19,20 e 21 de Julho das 18:30 às 21:30 e foi realizada por 8 entrevistadores, supervisionados de forma directa por um coordenador, através do sistema CATI.
Os resultados finais da intenção de voto foram obtidos através de uma distribuição aritmética dos eleitores que, na pergunta em questão, responderam nos seguintes itens: Não decidiu, Não responde e Não votava.

Comentários
Anónimo | 10-08-2017 22:06 sondagem
ate ricardo figueiredo e miguel oliveira atraico ou vejam bem o caracter desta peca
Anónimo | 07-08-2017 13:29 outro artista quer e tacho
outro artista quer e tacho cuidado com ele
Anónimo | 03-08-2017 14:25 Jornal da Camara
È por toda a gente sabido que um "jornalista" do regional, mudou a redação para a Camara Municipal , e é agora o jornalista e fotografo oficial laranjinha !!
O problema e que somos TODOS os contribuintes a pagar a campanha do PC.
È a chamada laranjada
Anónimo | 28-07-2017 10:51 A Verdade incomoda
O Paulo Cavaleiro não necessita de encomendas, Ele é o candidato mais bem preparado para liderar o Município. Esta sondagem nao me admira. Afinal de contas quem é o Jorge Sequeira? O que ele fez pela cidade? Curriculum politico não é tudo e muito menos não interessa à cidade alguém que só em campanha se digna agora dirigir meia dúzia de palavras ao eleitorado.
Anónimo | 27-07-2017 17:15 Comprar sondagens! Comentários ridículo!
Afirmar que um jornal compra sondagens, não passa de um comentário partidário de alguém que se está a dar às dores de uma derrota antecipada .
Forma baixa de se fazer política! Enfim, já começou a campanha, onde parece que para alguns vale tudo.
Pressionar a imprensa para a controlar. Onde é que eu já vi isto?!?!
Anónimo | 27-07-2017 16:31 Porque acredito que as mudanças devem existir para dinamizar e crescer.
Eu apoio o Jorge Sequeira.
Está na altura de mudar "de cor"... de limpar a casa de tantos anos de vícios, tachos e panelinhas.
Já lá estão metade dos amigos... com vitória laranja, toca a entrar a outra metade! (e todos nós sabemos que é o amigo, do amigo, do amigo...)
Pela vontade de querer fazer (bem), pelo passado brilhante e por um futuro melhor... EU APOIO O JORGE SEQUEIRA!
Anónimo | 27-07-2017 15:18 Mais das mesmas manobras...
Uma amostra de 4% dos eleitores, habilmente distribuida pelos setores etários...
Francamente, acham que o município aguenta mais do mesmo de um professor de ginástica, profissional da política, que não cumprimenta ninguém na rua e que reprovou vários anos para se dedicar ao tacho político?
Anónimo | 27-07-2017 14:01 PS compre sondagem !!
Começa a guerra das sondagens !
Todos sabem que sondagens "encomendam-se" pois faz parte da estrategia politica dar um "ar vencedor" a quem se quer !!
Mas as pessoas sabem, e não se iludem. Até ao lavar dos cestos . . . .

Comentar

Anónimo