A CDU contínua a visitar lugares
27-07-2017 | por A Comissão Coordenadora de S. João da Madeira da CDU
Estatísticas

718 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

A CDU contínua a visitar os lugares e em contacto com as pessoas e as instituições. Paralelamente a isto, desenvolve o debate sobre o seu programa eleitoral às próximas autárquicas.

I – CONTACTOS COM AS INSTITUIÇÕES
Realizou-se uma reunião com a Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, a pedido da CDU. A diretora, Dr.ª Susana Teixeira Pinto e o presidente do Rotary Club local, Dr.  João Garrau, traçaram uma panorâmica da actividade desta instituição e enumeraram as carências que necessitam de resolução para o seu desenvolvimento.
Foi um encontro muito útil, pelos conteúdos informativos e pela troca de opiniões acerca de uma instituição que se debruça sobre uma parte importantíssima dos munícipes: a geração que termina a sua atividade profissional mas que precisa de se sentir útil, ativa, criativa e feliz.
Para a CDU está claro que a Universidade Sénior desenvolve um importante trabalho de valorização e ocupação de cidadãos seniores e deve ser apoiada com maior empenho pelo município. É absolutamente necessário que o município a dote de um edifício adequado e reforce os apoios necessários à sua atividade quotidiana.

II – PROGRAMA ELEITORAL
O tema do debate programático desta semana foi o  Combate à Pobreza e à Exclusão Social, sendo aprovado a versão que abaixo se transcreve.
Propomo-nos disponibilizar meios materiais e humanos para prevenir e combater a pobreza e a exclusão social. Nesse sentido a CDU:
- Garantirá a transferência, para a Junta de Freguesia, das competências e valências que têm sido cometidas à Câmara Municipal na área social, designadamente, no sentido de assegurar a coordenação com as outras estruturas concelhias dedicadas a esta questão, especificamente as I.P.S.S, ou outras que, como a Universidade Sénior, tenham desenvolvido uma determinante ação preventiva contra o abandono e a exclusão sociais...
- Fomentará, por via direta ou indireta, o aumento de lugares em lares e centros de dia e a implementação de sistemas de apoio domiciliário.
- Apoiará as famílias carenciadas nas suas necessidades de habitação, educação, alimentares e outras necessidades materiais.
- Desenvolverá e apoiará atividades que promovam a acessibilidade cultural e desportiva.
- Combaterá e contrariará o desemprego crescente, criando redes que potenciem o desenvolvimento local do emprego e apostando na criação de novas indústrias, concretamente, a indústria transformadora.
- Melhorará, a rede de Creches, Infantários, Ludotecas, ATL e Bibliotecas para apoio à família no âmbito das responsabilidades relativas à educação e proteção das crianças.
 

Comentar

Anónimo