motores
Mercedes-Benz Citan Furgão Standard 109CDI
Um bom negócio
27-07-2017
Estatísticas

316 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar
Mais fotos

Presente em praticamente em toda a linha, com uma ampla e completa gama automóvel, a Mercedes-Benz não esquece a vertente empresarial na sua actual oferta auto. E não estamos a falar de nenhum dos seus conhecidos modelos para executivos, referimo-nos sim a um automóvel que tem na sua génese a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade nas entregas de encomendas para empresas: o Mercedes-Benz Citan Furgão.
O construtor germânico tem já uma completa gama de furgões, mas tem no Citan uma solução profissional para a distribuição urbana, que se caracteriza pelos padrões de qualidade da marca, segurança, rentabilidade, robustez e versatilidade.
O Citan é o resultado de mais uma parceria com a Renault e todas as versões, sejam de mercadorias ou de passageiros, são produzidos em conjunto com o Kangoo. Claro que, além do símbolo, existem muitos outros aspectos que distinguem e denunciam a identidade do construtor alemão, como as funcionalidades de alguns dos comandos situados na coluna da direcção ergonomicamente dispostos e que se accionam intuitivamente e um painel de instrumentos de fácil leitura, para citar apenas alguns exemplos. O interior do Citan conjuga conforto e funcionalidade, como o conceito de arrumação com compartimentos facilmente acessíveis mesmo durante a condução, com destaque para o prático porta-objectos sobre o pára-brisas.
A Citan tem também agora disponível banco do acompanhante duplo, possibilitando desta forma três lugares dianteiros, todos com os encostos de cabeça reguláveis em altura e cintos de segurança de três pontos. Quando o lugar central não é necessário, o encosto do banco pode ser rebatido, servindo desta forma como uma mesa de apoio. Também debaixo dos bancos existe um prático compartimento de arrumação. Dispõe ainda de volante regulável em altura, retrovisores exteriores ajustáveis desde o interior.
Dentro da lista de equipamento opcional destaque para o ar condicionado, os sensores de estacionamento com câmara de marcha-atrás que apresenta a imagem no espelho retrovisor interior e para o Cruise Control.
Em termos estéticos, o exterior apresenta o design típico da Mercedes e ostenta uma imponente estrela sobre a proeminente grelha frontal conferindo-lhe um aspecto robusto, à imagem de outros modelos da marca como as suas irmãs mais “velhas” Vito ou Sprinter.
A Citan está disponível nas versões de furgão de mercadorias ou passageiros. Nas versões comerciais o furgão está disponível com três comprimentos diferentes: 3,94 m (Compacta), 4,32 m (Standard) e 4,71 m (Longa). A versão que tivemos oportunidade de testar foi a versão Standard com um comprimento de 4,32 metros, um comprimento do compartimento de carga de 1,75 metros, com um volume de carga de 3,1 m3, e uma capacidade de 560 kg. O acesso ao compartimento de carga pode realizar-se através de uma ou duas portas laterais de correr e de série por duas portas traseiras assimétricas de batente.
No mercado nacional desde 2012, o Citan quer ser uma referência nos veículos comerciais ligeiros e argumentos de peso não lhe faltam, e para o efeito propostas em termos de motorização, que consistem em três motorizações turbodiesel de injecção directa com potências de 75 cv a 110 cv.
O modelo disponibilizado no ensaio estava equipado com o fiável bloco 1.5 CDi com 90 cv de potência e caixa de cinco velocidades, que mostrou ser suficiente e muito equilibrado numa condução urbana sendo mesmo uma agradável surpresa em estrada aberta, contribuindo para uma condução serena e com muito conforto, imprescindível para quem passa muitas horas ao volante. O Citan inclui ainda a função start and stop ECO que contribuiu para diminuir o consumo de combustível não sendo difícil alcançar médias na casa dos 5 litros numa condução mista.
O Citan Furgão Standard está disponível a partir de 15.550 euros (mais impostos), e como a rentabilidade e sustentabilidade é factor fundamental para as empresas, a Mercedes-Benz tem soluções de financiamento para empresas, bastante flexíveis e com soluções de taxa 0%, criadas e adaptadas às necessidades de cada clientes, o que faz deste Citan um bom negócio para as empresas.
Mercedes-Benz Citan está disponível para ensaio no concessionário Nasamotor em Santa Maria da Feira, em V. Nova de Gaia e na estrada da Circunvalação no Porto.

Comentar

Anónimo