Mais de 800 seniores no Passeio dos Idosos a Trás-os-Montes
“Um dos melhores passeios de sempre”
16-06-2017 | por António Gomes Costa*
Mais de 800 idosos de S. João da Madeira deslocaram-se este ano a Valpaços, em Trás-os-Montes, para ali participarem no convívio sénior organizado todos os anos pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira, com o apoio da Câmara Municipal. Um dia diferente que, certamente, irá ficar na memória de muitos idosos do concelho, que consideraram um dos melhores convívios dos últimos anos. Os custos rondaram os 25 mil euros.
Estatísticas

1034 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar
Mais fotos

Trata-se de uma iniciativa que visa proporcionar vivências diferentes aos idosos através de passeios/convívios, transformando-os em dias diferentes e, mais do que isso, oferecer-lhes alegria, convívio e bem-estar.
“É um dia muito importante para os idosos. Um passeio que já faz parte de nós”. Essa foi a garantia deixada por Maria Gomes, que não escondia a satisfação logo pela manhã de participar uma vez mais num convívio que diz “unir” todos os anos as pessoas “com idade mais avançada” em S. João da Madeira.
Com transporte e almoço assegurado, cerca de 860 cidadãos seniores inscritos participaram, na última quinta-feira, dia 8, no passeio sénior, que já conquistou o estatuto de tradição, da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal.

Passeio com um custo de 25 mil euros

Este ano, os 19 autocarros necessários para o efeito, tiveram como destino de viagem Valpaços. Já em terras de Trás-os-Montes, o convívio teve como primeira paragem Mirandela, no distrito de Bragança, onde os eleitores sanjoanenses com mais de 65 anos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cidade, tendo o Rio Tua como companhia.
Em seguida, rumaram até Valpaços, onde permaneceram toda a tarde, na «Quinta Dona Adelaide», um complexo turístico moderno e com condições necessárias para a realização de um evento desta natureza.
No recinto, a vasta área de lazer, onde se destaca uma piscina, bar exterior, entre outras infra-estruturas, proporcionou um dia de plena animação aos “hóspedes” sanjoanenses.
O almoço, além de uma vasta equipa da Junta de Freguesia, contou com a presença de Ricardo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, do vice-presidente do Município, Paulo Cavaleiro, presidente da Assembleia de Freguesia, Norlinda Lima e de vereadores. O presidente da Junta de Freguesia de Valpaços e Sanfins, António Manuel Castanheira Lopes, também marcou presença nesta iniciativa.
E porque a música faz parte destes convívios, essa fez-se ouvir logo após o almoço, um verdadeiro incentivo, que abriu uma vontade de “dar ao pé” à maior parte dos convivas, enquanto outros aproveitavam as muitas sombras da quinta.
Ricardo Figueiredo, presidente da Câmara de S. João da Madeira, reforçou que o passeio dos idosos é há muito uma iniciativa incontornável na agenda social da cidade e que se trata de um convívio que tem “melhorado todos os anos”. Destacou ainda a importância “de termos freguesias e presidentes da Junta”, considerando uma questão de “proximidade com as pessoas”.


Passeios culturais esgotados até ao final de Agosto

Helena Couto, presidente da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, em declarações à nossa reportagem, traçou um balanço “positivo” da edição deste ano do passeio anual. “Foi uma alternativa diferente daquilo que é habitual e acho que as pessoas conseguiram usufruir bem do espaço. Queríamos um lugar diferente e acho que conseguimos”. Se uns consideraram “um bom passeio”, também “recebemos críticas”, o que considera ser “salutar”, pois não é “fácil agradar a mais de 800 pessoas”, enfatiza Helena.
Combater o isolamento das pessoas continua a ser um dos “principais” objectivos deste encontro anual, que teve um custo que rondou os 25 mil euros. “Algumas destas pessoas têm momentos de grande solidão e tristeza” e, por isso, estes passeios são para um tónico de alegria, boa disposição e de convívio para quebrar esse isolamento destas pessoas. Apesar disso, Helena Couto reforça que o combate ao isolamento não se faz só num convivo, mas “com várias actividades ao longo do ano”. E é isso que a Junta tem feito. “Os nossos passeios culturais estão já todos esgotados até ao final de Agosto” e as inscrições para a praia continuam. “As pessoas gostam de sair e de conviver”, concluiu Helena Couto.

 

O que é que este passeio representa para si?


António Soares,  74 anos
É um passeio maravilhoso. Venho todos os anos e o facto de ser gratuito é muito, muito bom, porque isto envolve muitos gastos para quem organiza. Esta é uma iniciativa que tem já muitos anos e espero que a mesma tenha continuidade, pois S. João da Madeira tem muitos idosos.


Alvarino de Sousa, 70 anos
Este passeio representa muita para mim, pois permite-nos conviver. É a terceira vez que participo e está tudo perfeito. É seguramente um dos melhores passeios de sempre. A quinta é uma maravilha, está tudo bem organizado e a criação deste encontro foi uma ideia muito positiva, que acontece há muitos anos e espero que a Junta de Freguesia e a Câmara possam continuar a oferecer este convívio às pessoas seniores.
Maria Laura, 75 anos
É espectacular, gosto muito e particípio neste convívio há seguramente cinco anos. A organização deste ano está perfeita e posso dar com toda a certeza dez pontos. Quero que continuem a organizar mais passeios destes, pois os mesmos são necessários para nós. E espero que não tirem isto aos velhinhos, pois muitos nem podem sair de casa, e esta é uma forma de isso acontecer.


Ester, 76 anos
O convívio deste ano não podia estar melhor e destaca-se de todos os outros. Acho muito bem a câmara fazer estes passeios anualmente. Eles todos os anos prometem mais um e por isso para o ano conto com mais um passeio. Acho que fazem muito bem em organizar estes convívios, porque encontramos pessoas que já não víamos há muitos anos e acabamos por conhecer também novas pessoas. Quero apelar à câmara que continue a prometer e a cumprir os passeios que tem prometido.


Maria Ascensão, 76 anos
Este é um passeio maravilho. O encontro deste ano está a ser diferente. Está muito bem organizado, a comida é boa, os autocarros, o próprio convívio, a viagem e destaco este como um dos melhores dos últimos anos. Entendo que com o passar dos anos os passeios têm vindo a melhorar. Espero que no futuro continuem a organizar passeios destes e tenho a certeza de que irão organizar ainda melhores.


Justiniano, 71 anos
É a primeira vez que particípio e gostei bastante. O passeio é agradável, a logística é muito boa, conseguiu ter todas as condições para receber estas pessoas, a organização estava impecável, não tenho nada a apontar. Eu acho que este passeio deve continuar porque os idosos já deram tudo e mais alguma coisa e, portanto, merecem.

 

*com Paulo Pinho

Comentários
Anónimo | 17-06-2017 00:40 Deixem-se de demagogia
Com festas e bolos se enganam os tolos|
Com esse dinheiro fazia-se coisas importantes para os velhinhos.
É muito popular esse vosso passeio, pode dar votos mas é uma tristeza ver tanto dinheiro deitado na sanita.

Anónimo | 16-06-2017 14:06 Passeio dos idosos sanjoanenses
A ideia da Junta em levar os idosos para as terras altas foi magnífica! Fomos respirar ar puro sem Casqueiras a vista! A Quinta é um espectáculo e a festa foi animada! Pena não termos ficado mais tempo tanto em Mirandela como na Quinta onde almoçamos!
Acho que haverá poucas Juntas a escolheres locais tão bonitos como a nossa Junta! Parabés!

Comentar

Anónimo