Arranque das comemorações dos 90 anos da Associação Humanitária
Bombeiros reúnem 250 infantes e cadetes em acampamento
18-05-2017 | por Joana Gomes Costa
Cerca de 250 futuros bombeiros, entre os 6 e os 16 anos, oriundos de corporações dos distritos de Aveiro, Lisboa e Coimbra, vão reunir-se em S. João da Madeira, nos dias 20 e 21 de Maio, no 1.º Acampamento de Infantes e Cadetes. Esta iniciativa marca o arranque das comemorações dos 90 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira e 6.º aniversário da Escola de Infantes e Cadetes da corporação sanjoanense.
Estatísticas

808 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

Em 2018, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira (AHBVSJM) completa “90 anos de serviços prestados à comunidade”. Para assinalar a efeméride, o presidente da Associação, Carlos Coelho, avançou que vão organizar um conjunto de actividades ao longo do ano, com uma média de uma acção por mês, como explicou o presidente da Associação, Carlos Coelho.
O programa arranca já este fim-de-semana, dias 20 e 21 de Maio, com a realização do 1.º Acampamento de Infantes e Cadetes. “Começamos pelos mais pequenos, demonstrando a confiança no futuro”, frisou Carlos Coelho, explicando que esta actividade visa marcar também o 6.º aniversário da Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira.
Admitindo a dificuldade em prever qual será “o futuro dos bombeiros”, o Comandante da Corporação sanjoanense, Normando Oliveira, explicou que a ideia deste acampamento surgiu da “oportunidade de haver escolas de infantes e cadetes” em diversas corporações do país, sendo objectivo “criar actividades” para “partilha”, não só de “conhecimentos”, mas também das “realidades diferentes entre cada corpo de bombeiros”.

250 futuros bombeiros

“Estes serão os bombeiros do futuro”, apontou Normando Oliveira, acrescentando que esta actividade procura também “motivar” e potenciar “o bichinho da vocação por este serviço”.
O 1.º Acampamento de Infantes e Cadetes organizado pelos Bombeiros de S. João da Madeira contará com a participação de corporações dos distritos de Aveiro, Coimbra e Lisboa. A organização estima que no total, marque presença cerca de 250 crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 16 anos.
O programa arranca no sábado, dia 20, com a recepção dos participantes no recinto das Piscinas Municipais, equipamento cedido pela autarquia para esta actividade e que será o quartel-general desta iniciativa. A manhã de sábado está reservada para conhecer a cidade de S. João da Madeira, com visita a espaços culturais como o Welcome Center do Turismo Industrial e Museus do Calçado e Chapelaria.
Durante a tarde vão realizar-se jogos tradicionais e actividades relacionadas com os bombeiros. A organização das tendas e as refeições serão em regime de partilha e entreajuda entre cada escola.
À noite os infantes e cadetes participam numa saída lúdica de intitulada «À Descoberta da Cidade».
Para a manhã de domingo, pelas 10h00, tem lugar o Desfile das Escolas de Infantes e Cadetes, com saída da Avenida Renato Araújo e passagem pela Praça Luís Ribeiro. Após a sessão de encerramento, agendada para as 12h00 de domingo nas Piscinas Municipais, segue-se almoço oferecido pela AHBVSJM.
O Comandante Normando Oliveira destaca que, estando prevista a participação de 250 infantes e cadetes, o impacto deste acampamento deverá ser ainda mais acrescido, contabilizando a participação das famílias destes futuros bombeiros.
Este será um fim-de-semana diferente, com foco nos valores do companheirismo, ajuda ao próximo e espírito de equipa.

Comentar

Anónimo