Casa da Criatividade
Arte como forma de expressão
18-05-2017 | por Anrtónio Gomes Costa
Conciliar a arte enquanto forma de expressão e enquanto oportunidade pedagógica é o principal objectivo do projecto «A Festa», que a Escola de Dança Ginasiano está a desenvolver em S. João da Madeira.
Estatísticas

620 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar
Mais fotos

Conciliar a arte enquanto forma de expressão e enquanto oportunidade pedagógica é o principal objectivo do projecto «A Festa», que a Escola de Dança Ginasiano está a desenvolver em S. João da Madeira.
O projecto teve início com a deslocação de um grupo de alunos do Ginasiano, futuros bailarinos e seus professores, a todas as escolas sanjoanenses do 1.º ciclo para, junto das turmas do 3.º e 4.º anos, desenvolver um workshop, com o objectivo de contextualizar o espectáculo. Os alunos puderam compreender o processo de montagem de alguns trabalhos que iriam posteriormente ver e vivenciar momentos de partilha com os bailarinos.
Ontem, quarta-feira, e hoje, dia 18 de Maio, todos os alunos se deslocam à Casa da Criatividade para, em parceria com a Divisão de Educação da Câmara Municipal, participar num espectáculo aberto também às famílias e público em geral. Trata-se de uma atividade ligada “às tradições portuguesas, retratando as lavadeiras, bordadeiras, acompanhada de música ao vivo com um reportório dedicado ao tema”, deu conta Joaquim Carvalho, coordenador do pólo em S. João da Madeira.
O Ginasiano chegou a S. João da Madeira “há cerca de 15 anos” e tem sido “bom” trabalhar para os sanjoanenses, assegura o coordenador. “Foi bom apresentar pela primeira vez o espectáculo em S. João da Madeira”, uma vez que até aqui tinham sido sempre apresentados em Gaia. “O Ginasiano é a única escola do norte do país que tem curso secundário a funcionar neste momento”, albergando alunos de S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Espanha, Castelo Branco e de outras localidades, acrescentando tratar-se da “maior escola de dança do país”, uma vez que existem vários pólos espalhados por vários concelhos, envolvendo ao todo “cerca de 700 alunos”, enfatiza Joaquim Carvalho.
Estes concertos em S. João da Madeira são certamente momentos de estimulação à sensibilidade artística de cada um, bem como formar de capacitar públicos e “promover junto das crianças a necessidade de compreenderem as nossas origens para podermos evoluir de forma mais autêntica”.
O Ginasiano Escola de Dança é uma instituição de ensino artístico especializado de dança, sediada em Vila Nova de Gaia, com planos de estudo próprios para os cursos de dança. Tem uma filial em S. João da Madeira nas instalações do CEI. É parceira dos agrupamentos de escolas da cidade no ensino especializado da dança em regime articulado.

Comentários
Anónimo | 23-05-2017 07:58 Ginasiano na Casa da Criatividade
Ginasiano na Casa da Criatividade

Comentar

Anónimo