Representantes de S. João da Madeira na Assembleia da República
18-05-2017
A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao Poder Local, 40 anos de Constituição em discussão pela voz dos jovens deputados
Estatísticas

166 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

Nos pretéritos dias 8 e 9 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado os Agrupamentos de Escolas Dr. Serafim Leite e Oliveira Júnior o direito de representar, à semelhança do ano transato, o Círculo Eleitoral de Aveiro, de acordo com os resultados da Sessão Distrital (1.º e 4.º lugares, respetivamente).
Esta missão parlamentar foi assumida, com responsabilidade e mérito, por uma expressiva comitiva sanjoanense: os deputados Manuel Barrios e Luís Neves (AESL) e Cátia Anjos e Sérgio Freitas (AEOJ), os jornalistas Inês Silva (AESL) e Vasco Alves (AEOJ), assim como Sara Santos, enquanto Presidente da Mesa da Sessão Nacional (AEOJ), e os Deputados do Euroscola, Isa Soares e Nuno Francisco Gomes (AESL).
As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, da Europa (Jersey) e Fora da Europa (Timor Leste) chegaram à Casa da Democracia, após o almoço, embora com um considerável atraso, a fim de se dar início aos trabalhos respeitantes ao primeiro dia parlamentar. Os deputados do AESL foram incluídos na 2.ª Comissão (sala 2), presidida pelos representantes do PS, João Galamba, e do PEV, Heloísa Apolónia, ao passo que os representantes do AEOJ se posicionaram na 3.ª Comissão (sala 3), orientada pelos representantes do PSD, Duarte Marques, e do BE, Luís Monteiro.
Após as devidas saudações, as apresentações e os devidos esclarecimentos, foram debatidos, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação, tendo os deputados sanjoanenses refutado as medidas dos projetos das respetivas comissões, assim como defenderam outras que consideraram mais adequadas e louváveis, sobretudo as do Círculo Eleitoral de Aveiro.
De tarde, os professores e os jornalistas tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada aos recantos do Palácio de S. Bento e, mais tarde, os envolvidos, no “Parlamento dos Jovens” e no “Euroscola”, regozijaram-se com um oportuno lanche. Posteriormente, findos todos os trabalhos, os presentes assistiram, na Sala do Senado, a diferentes representações dramáticas protagonizadas pelo grupo “Os Improváveis”, a que se seguiu o jantar e a partida para o Inatel de Oeiras.
O segundo dia de trabalhos teve o seu início com a abertura solene do plenário, por parte do Presidente da AR, Eduardo Ferro Rodrigues, e do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha. Compuseram, também, a Mesa os jovens deputados Sara Santos (Aveiro), Marta Inácio (Portalegre), Miguel Parente (Porto) e Inês Português (Beja).
Seguidamente, a Mesa apelou à participação dos deputados da Assembleia da República, em representação de todos os grupos parlamentares, de forma a darem resposta às questões eleitas nas comissões, versando os mais distintos temas: Carla Barros (PSD), Odete João (PS), Filipe Anacoreta Correia (CDS-PP), Ana Mesquita (PCP), Luís Monteiro (BE) e Heloísa Apolónia (PEV). A partir dos trabalhos realizados, no dia anterior, deu-se início ao Debate da Recomendação à Assembleia da República, em torno do polémico tema da atual edição.
Ao meio-dia, o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha, respondeu, em conferência de imprensa, às perguntas dos jornalistas das escolas, tendo participado os repórteres dos agrupamentos sanjoanenses.
Subsequentemente, todos os envolvidos neste projeto tiveram direito a um opíparo almoço, nos claustros do palácio beneditino e, por volta das 14h00, retomaram-se os trabalhos inerentes à Sessão Plenária. Esta batalha parlamentar teve o seu desfecho com o discurso de encerramento, por parte do Dr. Alexandre Quintanilha, culminando com a merecida entrega dos diplomas de participação.
O Círculo Eleitoral de Aveiro, incluindo os deputados sanjoanenses, foram, ainda, prazenteados, aquando da Sessão Plenária, com a presença simpática das Deputadas da Assembleia da República, eleitas por Aveiro, Susana Lamas, Helga Correia e Regina Bastos que enriqueceram, sem dúvida, este dia.
E, entretanto, chegava ao fim mais uma viagem política, permanecendo, na mente de todos, a mensagem de que “é vivendo que se ganha o gosto de viver e o mesmo se passa no mundo da política” (Filipe Correia, CDS-PP).

Comentar

Anónimo