Percurso assente numa aposta na qualidade
Gimnofísico, 25 anos a treinar o corpo e mente da região
04-05-2017 | por Joana Gomes Costa
“Não é segredo. É trabalho”. É assim que António Azevedo responde quando questionado sobre o percurso dos 25 anos que o ginásio Gimnofísico assinala neste mês de Maio. Uma permanente aposta na qualidade dos equipamentos e serviços que se traduz na fidelização dos alunos, numa empresa cujo gestor assume que “ginásio é saúde”.
Estatísticas

812 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar
Mais fotos

A história do ginásio Gimnofísico, um dos primeiros em S. João da Madeira, remonta há 25 anos atrás e “começou como uma brincadeira”. Um part-time que António Azevedo, professor no ensino público à altura, criou e que “foi crescendo”.
O Gimnofísico abriu já com serviço de spa, construindo a piscina alguns anos mais tarde, assumindo assim, desde o início, o formato de healh club introduzido no país mais tarde pelas grandes cadeias de ginásios.
A assumida aposta na qualidade traduz-se na preocupação de manutenção e actualização das máquinas e equipamentos, que são renovados, em média, a cada seis anos, acompanhando assim a evolução no mercado técnico do fitness. Os equipamentos actualmente disponíveis têm “quase todos um ano de vida”. “É uma mais-valia para os nossos utentes”, sublinha António Azevedo.
Com os equipamentos de topo, as modalidades de grupo existentes à altura e a aposta na qualidade de serviço, o Gimnofísico foi-se afirmando, mantendo uma forte ligação à comunidade, através da organização de eventos de promoção da actividade física em parceira com o município de S. João da Madeira.
É desta actividade permanente que surge a Convenção de Fitness, que este ano assinalou a sua 24.ª edição e, mais tarde, o Campeonato de Hip Hop. Actividades que afirmaram e projectaram o Gimnofísico na região e no país, sendo a mais recente modalidade o Crossfit que já conta também com atletas em competição a nível nacional.
Sempre um passo à frente no investimento empresarial na área do fitness, António Azevedo foi mesmo um dos fundadores da Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP).

“Ginásio é saúde”

Ao longo dos anos, o Gimnofísico tem vindo a manter uma “média de alunos estável”. “Fidelizamos os alunos pela qualidade e serviços e não pelo preço”, aponta, acrescentando que esta é “a nossa força e a nossa mais-valia”.
“Ginásio é saúde, não é festa”, sublinha o responsável, salientando que os alunos procuram o Gimnofísico “vêm tratar da sua saúde, mental ou física”.
A actividade física é também uma área de modas, pelo que o Gimnofísico vai “acompanhando” a evolução das modalidades em voga a cada momento, mas sempre “dentro do que achamos adequado”. “Sem fugir ao nosso padrão”.
“Mantemo-nos fiéis a uma linha de trabalho”, afirma António Azevedo, destacando que, quando entra no ginásio, “o aluno sabe o que vai fazer”, dado que os horários e plano de actividades são definidos no início de cada época, mantendo-se estáveis.
Desde Setembro, que representa o início de cada época desportiva, para adaptar o horário às necessidades e exigências dos seus alunos, o Gimnofísico abre portas a partir das 7h, permitindo treinar logo pela manhã.
A empresa que começou como um part-time, envolve hoje cerca de duas dezenas de profissionais. “Tenho professores comigo quase desde o início”, diz com orgulho António Azevedo, acrescentando que acompanha alguns alunos desde antes de abrir o Gimnofísico, que regista uma taxa de fidelização superior a 90 por cento, conta com diferentes gerações da mesma família entre os seus clientes.
O Gimnofísico, que é também um centro de formação certificado na área do fitness, aposta também na formação contínua dos seus colaboradores, que assim acompanham todas as evoluções e inovações disponíveis nesta área.

Campanha especial e eventos para assinalar aniversário

Para assinalar os 25 anos, o Gimnofísico tem preparadas algumas surpresas, a começar com a campanha especial já em curso, de 25 por cento de desconto durante um ano, sobre o cartão de livre-trânsito, que dá acesso a todas as funcionalidades do ginásio.
Para o próximo sábado, dia 6 de Maio, está agendada uma Maratona de Aerostep e Stepdance, que vai decorrer na Praça Luís Ribeiro, entre as 15h e as 18h. Como é habitual em vários eventos do Gimnofísico, esta maratona tem um carácter solidário, pelo que a inscrição de participação é feita pela doação de bens alimentares, cuja recolha reverte a favor do Centro Comunitário da Associação Ecos Urbanos.
No dia 27 de Maio está agendada a tradicional festa de aniversário que o Gimnofísico organiza para os seus clientes e familiares. Será um dia de diversão com muita actividade, desde caminhada, bootcamp e aulas diversas, sem esquecer o almoço-convívio.
A 3 de Junho, o Gimnofísico organiza as 8 Horas de Crossfit, evento que vai levar demonstrações desta modalidade que tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos a vários pontos da cidade. O périplo tem início na Box de Crossfit do Gimnofísico, a única creditada em S. João da Madeira, na Zona Industrial das Travessas, seguindo pela cidade, com paragem em locais como o Jardim Municipal, praça 25 de Abril em frente à Casa da Criatividade, em vários outros locais que serão devidamente anunciados.

Comentar

Anónimo