Até 17 de abril
20.ª edição da Semana Santa em Santa Maria da Feira
13-04-2017
Estatísticas

602 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

Em 20 edições inspiradas nas recriações dos últimos dias da vida de Jesus, a Semana Santa em Santa Maria da Feira volta a consolidar, na sua 20.ª edição, todos os conceitos de rigor histórico e espetacularidade. De resto, reinventa-se em iniciativas ímpares nas vivências desta época, tão ligada a tradições gastronómicas, com o resgatar de uma memória que faz parte dos saberes e sabores das Terras de Santa Maria – a Regueifa Doce. O património arquitectónico religioso é revisitado numa interpretação histórica, guiada por nove monumentos religiosos, numa caminhada em sábado de Ramos.
 As recriações dos últimos dias da vida de Jesus Cristo mantêm os seus momentos altos na “Última Ceia”, na “Entrada Triunfal” e na “Via-Sacra”, que são complementados por outros momentos da programação com apontamentos em concertos musicais, passando pelas visitas noturnas guiadas aos dois templos católicos de maior referência histórica da cidade, e a Procissão do Ecce Homo ou Endoenças, uma tradição centenária e uma das mais antigas do país.
 Em 2017, a sociedade civil e eclesiástica voltam a unir esforços no sentido de conquistar novos e exigentes públicos, que acorrem ao território durante este período.
Com a organização e produção a cargo do Grupo Gólgota, da Feira Viva, da Câmara Municipal, contando com a estreita colaboração de outras entidades e forças vivas do concelho, até 17 de abril, a cidade volta a receber a Semana Santa. Com características singulares, utilizando toda a cidade como palco dos episódios bíblicos, encenados neste período, a Semana Santa de Santa Maria da Feira tem dado provas de que é já muito mais que um evento religioso, assumindo uma forte componente cultural e social.

Comentar

Anónimo