Sociedade

Cultura Saída do Forno: Noite de música, arte e gastronomia n’A Tal da Pizza

• Favoritos: 57


S. João da Madeira experienciou uma fusão de culturas e talentos de todo o mundo, iniciativa cultural da pizzaria A Tal da Pizza. Numa noite de convívio e familiaridade, descrita como usual neste estabelecimento.

A Tal da Pizza, conhecida pela sua gastronomia de qualidade, continua a demonstrar que a cultura e a arte também são ingredientes essenciais para a fórmula de sucesso do seu estabelecimento e que dão a provar um compromisso para com a promoção dos artistas locais. Tiago Campos, proprietário d’A Tal da Pizza, expressou o seu entusiasmo: “Hoje promete ser uma noite cultural, e é uma vertente que acreditamos ter que estar mais acessível a toda a gente” A estreia de um espetáculo musical que culminou na apresentação do álbum ‘Pisco’ de Patrícia Lestre, compositora e interprete sanjoanense.
Um trabalho que a artista desenvolveu ao longo de uma década. “Pisco” é uma jornada sonora que levou os apreciadores de pizza a uma viagem musical “única”. A acompanhar Patrícia Lestre, estiveram músicos de várias partes do mundo como a acordeonista Sónia Sobral de Viseu, o saxofonista Pedro Matos da Figueira da Foz, o percussionista espanhol Juan de La Fuente Alcón, e o multi-instrumentista brasileiro Chico Bastos. As suas músicas trouxeram vida à noite, levando os presentes a uma viagem musical única.
A escolha do local para o espetáculo de Patrícia Lestre foi seguramente o ideal, um local íntimo que transcreve a maneira como o restaurante se retrata no seu todo. “Comecei a vir a este restaurante porque o Tiago Campos sempre foi amigo do meu irmão, apresentou-nos uma pizzaria que eu considero excepcional, com ingredientes incríveis, igual a esta ideia de cruzamento de artes que ele quer cá”. Por meio de um palco, ao ar livre, “gostamos da ideia desta criação do momento em que as pessoas estão a comer e, de repente, os músicos interagem com os clientes, e quando a música acaba, todos os sentidos despertam, conduzindo-nos para o paladar” e ao mesmo tempo, visualmente, para a exposição da Anastasiya.
O serão não se dedicou apenas à música. Com a exposição fotográfica “Mermaids” da fotógrafa Anastasiya Antoniuk. Uma mostra artística que pretendeu “representar a beleza e a diferença nas sereias, de mulheres bonitas debaixo de àgua”, segundo Anastasiya. A artista reconhecida pela Vogue pelo seu trabalho denota que “é sempre muito agradável testemunhar outras pessoas a querer observar, explorar e ver que se interessam pelo nosso trabalho”, através da exposição a convite de Tiago Campos.
O evento atraiu a atenção do público local, que mesmo habituados à simpatia e irreverência da gastronomia d’A Tal da Pizza, captou a atenção dos demais através do momento cultural. José Fonseca, Chefe do Gabinete da Presidência, esteve presente e declarou que “estes eventos são importantes para atrair pessoas ao comércio local e serem presenteados com uma experiência diferente, ao mesmo tempo, que isso dá aos artistas uma força ainda maior para criarem e para estarem sempre ligados à cidade que os viu nascer.”. Com foco no enriquecimento da cidade, Jorge Sequeira, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira afirmou ser “uma iniciativa fantástica”, de apoio aos artistas da cidade e do comércio local.
Entre música, arte e gastronomia, A Tal da Pizza organizou muito mais do que um simples evento cultural, orientando-se como uma “demonstração viva de como a arte e a culinária podem unir comunidades”, enriquecer a vida de uma cidade e desempenhar um papel fundamental no crescimento da cultura do município. O restaurante A Tal da Pizza prometeu continuar a oferecer experiências culturais “memoráveis” à comunidade sanjoanense, destacando a importância da cultura, das artes na vida de todos e da cooperação entre estabelecimentos e artistas locais.

57 Recomendações
8431 visualizações
bookmark icon