Até 13 de Julho
Arte e a cultura para todos na Semana da Juventude
11-07-2013 | por António Gomes Costa
São cinco dias de concertos, animação de rua, actividades radicais e muita envolvência. Até 13 de Julho, S. João da Madeira vive mais uma semana da juventude, uma iniciativa que visa o envolvimento dos jovens em vários projectos por eles concebidos e executados.
Estatísticas

1091 Visualizações

Outras Acções
Comentar Imprimir Aumentar Diminuir Restaurar

“A arte e a cultura é para todos na Semana da Juventude”. Esta é a grande mensagem da organização, na abertura da edição 2013 da Semana da Juventude de S. João da Madeira, que arrancou no passado no dia 9 de Julho.
Trata-se de uma organização da Associação de Jovens Ecos Urbanos, em parceria com a Câmara Municipal de S. João da Madeira.
Este ano, os organizadores decidiram separar os dois eventos, (Semana da Juventude e o festival de música Ecos Rock) adiando o festival para Setembro. “Sentimos que são duas actividades com um carácter muito próprio e é necessário diferencia-los” e, realizados ao mesmo tempo, “perdiam-se”, referiu Maria João, uma das coordenadoras do evento, à nossa reportagem.
Para esta responsável, a Semana da Juventude “está preparada para envolver os jovens de maneira intensa, envolvendo várias áreas, permitindo chegar a vários públicos com uma programação diversificada possível”.
Na apresentação oficial desta Semana da Juventude, que decorreu na Praça Luís Ribeiro, Catarina Fernandes, Presidente da Associação de Jovens Ecos Urbanos, deu conta que “é nesta partilha e interacção que melhor afirmamos a missão dos Ecos Urbanos, no envolver as pessoas, mudar a comunidade, pois, para nós, é nos jovens que reside este poder”. Por sua vez, Ricardo de Oliveira Figueiredo, Presidente do Município de S. João da Madeira, começou por salientar que o envolvimento da cidade prova-se pela adesão deste grande projecto que envolve 15 instituições da cidade”.
 Depois da sessão oficial de abertura, seguiu-se a actuação do grupo de percussão “Drumming”. Este primeiro dia terminou com teatro nos Paços da Cultura, com a peça “Mal Empregados”, pela associação cultural “D’Orfeu”.

Banda “Paus” encerra festival

Terminando no próximo sábado, 13 de Julho, cujo programa pode ser consultado em pormenor da internet, designadamente na página do Facebook do evento (https://www.facebook.com/SJSJM) e no site do Município de S. João da Madeira (http://www.cm-sjm.pt/), estes cinco dias da Semana da Juventude estão recheados de actividades, que vão desde a Mourisca ao Orreiro, tendo o seu centro na Praça Luís Ribeiro.
Assim, ontem, dia 10, o Parque Ferreira de Castro, na Mourisca, recebeu o encontro literário “Fundo Local e Jovens Criadores”, pelas 18h00, seguindo-se jazz, com “Groove On Triple”. À noite, nos Paços da Cultura, os jovens sanjoanenses ouviram “Aquilo que Vocês Quiserem” e viram filmes do festival de animação Cinanima (23h00).
Hoje, 11 de julho, o programa está dedicado às atividades radicais na Praça Luís Ribeiro, durante a tarde e, pelas 18h00, o Largo da Rua A, no Orreiro, acolhe o ciclo temático “Fundo Local e Jovens Criadores”, seguindo-se, no mesmo local, a música de Sandro Rodrigues e Diogo Pardal (19h00). À noite, já no Largo de Santo António, na zona pedonal da cidade, há jazz com o quarteto “MAP” (22h00).
Amanhã, o Largo de Santo António é também o palco escolhido para a realização do Mercadinho das Artes, que abre às 16h00 e vai até ao final do dia, em cujo programa se inclui o espetáculo/residência artística “ÁgorAgora” (22h00), pela Companhia Persona.
No último dia do evento, o destaque vai para a prova de Downtown, com as bicicletas radicais a percorrem a cidade, entre a Praça Luís Ribeiro e o final da Avenida da Liberdade. A Semana da Juventude encerra com um concerto da banda “Paus” (23h00), na Rua 11 de Outubro (entre os Paços da Cultura e o edifício dos CTT).

Comentar

Anónimo