Margarida Violante vai liderar agrupamento
28-06-2012 | por António Gomes Costa
A actual directora da Escola João da Silva Correia, Margarida Violante, foi indigitada pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), para formar uma Comissão Administrativa Provisória (CAP) do novo Agrupamento de Escolas de S. João da Madeira, que irá funcionar durante o próximo ano lectivo. “Neste momento, o meu grande objectivo é constituir um grupo de trabalho que tenha as valências de todas as escolas que vão constituir este agrupamento”, referiu Margarida Violante à nossa reportagem.
A equipa está a ser constituída, mas sabe-se que a mesma terá cinco elementos (em função do número de alunos do agrupamento). Assim, será constituída pelo director, subdirector e três adjuntos. Segundo apurámos, o docente Aníbal Almeida, na EB2/3, não terá manifestado interesse em nenhum dos cargos para integrar a nova equipa.
O anúncio do nome de Margarida Violante surge numa altura em que tudo parece estar pronto para a entrada das novas directrizes ministeriais, já a partir de Setembro, onde o cenário escolar em S. João da Madeira irá ficar alterado, tendo em conta que, agora, todos os agrupamentos de escolas têm de ter como sede uma escola secundária, considerando que a escolaridade obrigatória já é de 12 anos.
“Ainda não existe uma orientação dada”
Segundo aquela docente, “ainda não existe uma orientação dada” e, por isso, “o grande objectivo deste momento é tentarmos fazer um esforço para que todas as escolas do agrupamento tenham os seus representantes, legalmente, numa comissão que vai ter que fazer a transição”.
Recorde-se que o novo agrupamento resultou da fusão da Escola EB2/3 (até agora sede de agrupamento) com a Escola João da Silva Correia e as EB1/JI das Fontainhas, Carquejido, Casaldelo, Parrinho e Conde Dias Garcia. A Escola Oliveira Júnior mantém-se como sede de agrupamento, englobando os JI das Travessas e Devesa Velha e a EB1 do Espadanal e EB1/JI dos Ribeiros. Já a Secundária Serafim Leite, que passa a integrar também o 2.º ciclo do Ensino Básico, fica igualmente como sede de agrupamento, acolhendo as EB1/JI do Parque e Fundo de Vila. Sendo assim, S. João da Madeira deixa de ter apenas duas escolas públicas com 2.º ciclo e passa a ter três.


